Produtividade das lavouras de milho foi prejudicada pela geada em MS

Publicado em 06/07/2011 08:04
O agricultor Luiz Roos é dono da fazenda Princesa dos Campos e se destaca na produção de milho em Maracaju. O município, maior produtor do grão em Mato Grosso do Sul, é um dos mais castigados pela geada.

Não é que ela chegou em momento inesperado, o problema é que este ano em Mato Grosso do Sul, 50% do milho safrinha teve de ser plantado fora de época. O grande volume de chuvas no mês de março impediu a colheita da soja e atrasou o plantio do milho.

Depois de dois dias seguidos de baixas temperaturas e lavouras cobertas de gelo, o agricultor agora anda pelo milharal e contabiliza o prejuízo: 50% da área plantada dos três mil hectares já não servem mais para o mercado. As folhas ficaram secas e o produtor, que também é engenheiro agrônomo, explica que os grãos estão molhados, sinal de que a planta está morrendo.

O agricultor Joceli Gianlupi chegou a investir mais nesta safrinha e até ampliou a área cultivada, mas por causa do excesso de chuva também assumiu o risco e plantou o milho 10 dias após o prazo estipulado pelo zoneamento agrícola. Ele pretendia colher 70 sacas por hectare, mas por causa das perdas, a produtividade deve cair aproximadamente 40%.

A Fundação MS fez um levantamento dos reflexos da geada. Só em Maracaju, as perdas podem chegar aos R$ 33 milhões. Os prejuízos se estendem também por boa parte das regiões sul e central do estado. A média de produtividade, que no ano passado foi de 65 sacas por hectare deve cair para 40 em 2011.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário