Preço firme do milho torna desnecessário apoio à comercialização

Publicado em 10/08/2011 11:08
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, afirmou nesta segunda, dia 8, durante a abertura do 10º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que está sendo realizado em São Paulo, que os preços do milho estão remuneradores e devem continuar assim, o que descarta a necessidade do apoio governamental à comercialização na safra 2011/2012 via leilões de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP). - Não devemos ter PEP, o cenário não indica que o governo terá que garantir preço mínimo - disse Vaz. Segundo o secretário, os preços firmes do cereal devem estimular a produção. No entanto, prevê que os estoques sigam apertados, por causa da demanda. - Não vai faltar milho, mas a oferta será apertada. Os estoques atuais, para cerca de um mês de demanda, foram considerados adequados por ele. Questionado sobre se o governo ativaria algum instrumento para beneficiar os produtores de aves e suínos, que têm tido problemas com o forte aumento do custo de produção, o secretário de Política Agrícola afirmou que o Ministério não tem instrumentos para esse fim no momento. Ele argumentou, contudo, que ambos os segmentos estão se adaptando à nova realidade. - Parece que as cadeias estão conseguindo conviver. Se houver necessidade, vamos pensar em alguma coisa - declarou.
Arroz - Vaz afirmou que, em 15 dias, deve sair a regulamentação das medidas para o leilão de arroz exclusivo para uso na ração animal. De 200 mil a 300 mil toneladas do cereal devem ser destinadas para esse fim, das 500 mil toneladas que o governo se comprometeu a ajudar a escoar para elevar os preços do grão. Em entrevista em Brasília, o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, disse que o governo pretende, com isso, ajudar a sustentar os preços do arroz no mercado interno, que se encontram abaixo do mínimo de garantia.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mídia News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário