Comitê de pessoas da Petrobras sinaliza contra 2 indicados ao conselho

Publicado em 12/04/2021 11:29

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Um Comitê de Pessoas da estatal Petrobras que avalia indicados a posições na companhia manifestou-se de forma inicialmente contrária a dois nomes sugeridos para o conselho de administração, segundo documento divulgado pela empresa durante o final de semana.

Ao citar ligações entre os candidatos e empresas que possuem contratos com a Petrobras, o comitê não reconheceu o cumprimento de todos requisitos previstos em lei e políticas internas por Pedro Rodrigues Galvão de Medeiros e Marcio Andrade Weber.

A Petrobras terá assembleia de acionistas nesta segunda-feira para eleger o conselho de administração. O comitê de pessoas se reuniu na última quinta-feira e divulgou suas conclusões no sábado.

Weber, indicado pelo governo, era até agosto passado diretor da Petroserv, fornecedora e operadora de sondas da Petrobras, enquanto Galvão, nome de acionistas minoritários incluindo Navi Capital e AZ Quest, era até dezembro diretor do Citibank responsável pela abertura e subsequente pulverização do capital da BR Distribuidora.

Em sua análise, o comitê lembrou que a lei das estatais prevê quarentena de três anos antes da possível contratação para cargos no conselho de pessoas vinculadas a partidos políticos ou prestadores de serviços das companhias públicas.

O grupo destacou, no entanto, que o órgão regulador SEST já teria apontado após consultas anteriores que candidatos ao colegiado podem ser eleitos mesmo com essas restrições, desde que aprovados pela asssembleia de acionistas.

Assim, caberá à assembleia de acionistas analisar se Weber e Galvão podem ser nomeados a posições no conselho "no interesse da companhia", definiu o comitê.

O comitê interno analisou 11 indicações ao conselho, incluindo nomes do governo e de acionistas minoritários, assim como indicados ao conselho fiscal.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário