Petrobras faz manutenção de 60 dias na Refinaria de Cubatão, com aportes de R$720 mi
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras iniciará a partir de sexta-feira uma parada para manutenção da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), com duração de 60 dias e investimentos que totalizam 720 milhões de reais.
A parada é a maior já realizada na instalação, que tem capacidade para processar 28,5 milhões de litros de petróleo por dia em produtos como gasolina, diesel automotivo e marítimo, GLP (gás de cozinha), bunker e gasolina de aviação.
Segundo a Petrobras, os trabalhos têm como objetivo manter a integridade dos equipamentos e implementar projetos de melhoria operacional e de segurança, e não apresentam qualquer risco de desabastecimento do mercado.
Os serviços mobilizarão aproximadamente quatro mil pessoas no pico dos trabalhos e acontecerão nas unidades de Destilação Atmosférica (UC), Destilação a Vácuo (UVC), Hidrotratamento de Diesel (HDT-2), Geradora de Hidrogênio (UGH-2), Coque 2, Hidrodessulfurização (HDS), Craqueamento Catalítico Fluído (UFCC) e Tocha 5 da refinaria.
"Em razão do grande porte dos trabalhos, a preparação começou há mais de dois anos, com a consolidação do escopo, especificação, licitação e contratação de empresas especializadas para execução", disse a estatal, em nota.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP
Petróleo sobe mais de 1% com tensões geopolíticas e manutenção da produção pela Opep