Índia emite licitação para nova reserva estratégica de petróleo de 2,5 milhões de toneladas
![]()
NOVA DÉLHI, 6 de janeiro (Reuters) - A Índia está buscando empresas privadas para construir e operar um depósito de 2,5 milhões de toneladas métricas para reservas de petróleo em Padur, no sul do estado de Karnataka, de acordo com uma licitação publicada no site da Indian Strategic Petroleum Reserve Ltd (ISPRL).
Estão sendo convidadas propostas para estabelecer "reservas comerciais e estratégicas de petróleo", incluindo um único ponto de atracação e infraestrutura associada em uma "base de projeto, construção, financiamento, operação e transferência", diz o aviso.
A ISPRL, que gerencia estoques federais de petróleo, opera três reservas estratégicas de petróleo (SPRs) no sul da Índia com uma capacidade combinada de cerca de 5 milhões de toneladas. Parte dessa capacidade é usada para operações comerciais por empresas, incluindo a Abu Dhabi National Oil Co (ADNOC).
Em 2021, a Índia reformulou sua política para permitir que parte dos SPRs fosse usada comercialmente, refletindo um modelo adotado por países como Japão e Coreia do Sul, que permite que arrendatários privados, principalmente grandes empresas petrolíferas, reexportem petróleo bruto.
Uma reunião de pré-licitação para a nova instalação de Padur será realizada em 10 de janeiro e a licitação será encerrada em 3 de fevereiro.
A Índia, o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, importa mais de 80% de suas necessidades de petróleo e está aumentando sua capacidade de SPR para se proteger contra qualquer interrupção global no fornecimento.
A Índia também está planejando construir uma SPR de 4 milhões de toneladas em Chandikhol, no leste do estado de Odisha.
Os preços do petróleo provavelmente permanecerão próximos de US$ 70 o barril em 2025.
Reportagem de Nidhi Verma Edição de Mark Potter
0 comentário
Petróleo sobe conforme mercado avalia forte crescimento econômico dos EUA e riscos de oferta
Carregamento de petróleo na Venezuela diminui e navios dão meia-volta após interceptações dos EUA
Petróleo sobe à medida que EUA intensificam ações contra navios-tanque da Venezuela
Petróleo sobe enquanto EUA bloqueiam navios-tanque venezuelanos
Petróleo sobe levemente enquanto mercado avalia riscos crescentes de oferta
Greve na Petrobras alcança plataformas próprias da petroleira no pré-sal de Santos