Canadá ameaça usar exportação de petróleo e gás aos EUA em disputa sobre tarifas
![]()
OTTAWA (Reuters) - O Canadá poderá usar exportações de petróleo e gás como alavanca em negociações se as tarifas dos EUA sobre importações de produtos canadenses aumentarem, afirmou nesta quarta-feira a ministra das Relações Exteriores, Melanie Joy, a um público do mundo dos negócios em Toronto.
O Canadá está prometendo impor tarifas sobre 155 bilhões de dólares canadenses em importações dos EUA, mas até agora não sugeriu se reduzirá exportações de commodities fundamentais aos EUA ou se aplicará tarifas sobre elas.
O país exporta cerca de 4 milhões de barris de petróleo por dia aos EUA, aproximadamente 90% do seu total de vendas de petróleo bruto.
“Claro, há óleo e gás. Ainda não colocamos isso na mesa, mantivemos essas cartas na manga, cartas que podemos usar se isso piorar, e os EUA sabem disso”, afirmou Joly.
A ministra também afirmou que agricultores dos EUA terão que pagar 1,7 bilhão de dólares canadenses a mais se Ottawa impuser tarifas de exportação sobre potássio, mas não mencionou especificamente se isso seria uma carta que poderia ser usada em negociações.
Alberta, principal província exportadora de energia do Canadá, diz que nunca aceitará a ideia de reduzir exportações de energia aos Estados Unidos.
Joly é ministra do governo do primeiro-ministro Justin Trudeau, que deixará o cargo depois do Partido Liberal governista escolher um novo líder, no próximo domingo.
Os dois principais candidatos dizem que o Canadá tem que adotar uma postura dura com o presidente norte-americano, Donald Trump, em relação a tarifas.
(Reportagem de David Ljunggren)
0 comentário
Petróleo sobe 4% com tensão Irã-EUA e impasse entre Rússia e Ucrânia
Índice STOXX 600 fecha em recorde com impulso de balanços enquanto mudança de liderança do BCE entra em foco
Citi afirma que a geopolítica apoiará o petróleo no curto prazo; acordos de paz devem reduzir os preços
Hungria pede ajuda à Croácia após interrupção do fluxo de petróleo russo através da Ucrânia
Preços do petróleo sobem antes das negociações nucleares entre os EUA e o Irã
Petróleo fecha com leve alta por otimismo em torno de dados sobre inflação nos EUA