Petrobras volta a produzir 1 milhão de barris por dia no campo de Tupi
![]()
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO, 13 Jan (Reuters) - A Petrobras voltou a produzir acima de 1 milhão de barris por dia no campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, como resultado de investimentos para recuperar produtividade do ativo, disse a presidente da petroleira, Magda Chambriard, nesta terça-feira.
O patamar foi alcançado na última sexta-feira, após a Petrobras ter interligado onze poços em Tupi ao longo de 2025, somando um total de 150 poços perfurados no ativo.
"Isso é resultado de um esforço da companhia e do time da empresa que pegou um Tupi -- que já foi o maior do Brasil, mas estava em declínio e foi ultrapassado por Búzios -- e trouxe de volta a esse patamar", afirmou Chambriard à Reuters.
"É o resgate de um símbolo para o Brasil, e a Petrobras sempre busca mais", acrescentou.
O patamar de 1 milhão de barris por dia no campo havia sido alcançado pela primeira vez em 2019.
A Petrobras estuda a construção de outros poços em Tupi, além de avaliar a possibilidade de uma nova plataforma, a partir de 2031, e da extensão da vida útil de algumas das nove existentes, com o objetivo de geração contínua de valor do ativo.
A implementação de tais atividades, entretanto, está sujeita às aprovações necessárias dos parceiros da Petrobras no consórcio responsável pelo campo e pela agência reguladora do setor ANP, como a análise do pedido de extensão de licença.
Primeiro campo do pré-sal de grande produtividade, Tupi é operado pela Petrobras, com os parceiros Shell e Galp.
Em comunicado, a Petrobras afirmou que o retorno de Tupi à produção de 1 milhão de barris por dia reforça que o pré-sal, ao longo de 16 anos, se tornou uma das fronteiras petrolíferas mais competitivas da indústria global.
Das 57 plataformas de produção operadas pela Petrobras atualmente, 28 estão exclusivamente no pré-sal, que alcançou produção acumulada de 7 bilhões de barris de petróleo em janeiro de 2025, liderada pelos três maiores campos em operação nessa camada: Tupi, Búzios -- o maior do mundo em águas ultraprofundas --, e Mero.
(Por Rodrigo Viga GaierTexto de Marta NogueiraEdição de Pedro Fonseca)
0 comentário
Petróleo sobe mais de US$1 por barril com possível redução de oferta do Irã
Petrobras volta a produzir 1 milhão de barris por dia no campo de Tupi
Venezuela começa a reverter cortes na produção de petróleo com retomada das exportações, dizem fontes
Petróleo fecha em máxima de sete semanas por preocupações com exportações do Irã
Superpetroleiros que pegariam cargas de petróleo venezuelano para pagamento de dívidas com China dão meia-volta, mostram dados
Petróleo sobe 3% com notícias da Venezuela e preocupações com oferta de Rússia, Iraque e Irã