Segurança alimentar: Produção deverá aumentar para atender à demanda mundial

Publicado em 02/10/2013 18:08
1170 exibições

As preocupações com o crescimento da população mundial e consequente aumento da demanda por alimentos continua aumentando em todo mundo, inclusive no oriente médio. Pesquisadores debateram o assunto em um evento realizado no Paquistão esta semana. "A população mundial irá alcançar 9 bilhões em 2050... os pesquisadores agrícolas precisam achar uma maneira de garantir que haverá segurança alimentar", afirmou Iqrar Ahmad Khan, vice-reitor da Universidade de Agricultura de Faisalabad, Paquistão. 

Ele fez o discurso de fechamento de um workshop sobre Técnicas Moleculares para a Horticultura e produção agrícola. Ele afirmou: "O clima do Paquistão é abençoado nas quatro estações... Novas culturas deveriam ser cultivadas, o invés de mantermos o foco em apenas as tradicionais". 

Khan acrescenta ainda que valiosas pesquisas estão sendo feitas no setor agrícola. "O principal desafio é traduzir esse conhecimento em bens e serviços que irão ajudar a aumentar a nossa produção". Produtores do Paquistão e do Afeganistão recebem do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) treinamento em diversas técnicas para aumentar a produtividade de suas safras. 

A pesquisadora Sumaira Riaz, da Universidade de Davis, na Califórnia, incentivou os cientistas a acelerarem seus trabalhos de pesquisa. "Trabalho intenso e motivação levam ao progresso", ela afirmou.

Diversos representantes de diferentes setores de produção agrícola também colocaram o aumento da produtividade como a chave para trazer prosperidade e reduzir a pobreza no país. 

Com informações de: tribune.com.pk

Tradução: Fernanda Bellei,

Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário