ONU: Mundo precisará de 70% mais alimentos até 2050
De acordo com o ultimo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo precisará produzir 70% mais alimentos para sustentar uma população de 9,6 bilhões de pessoas até 2050, e deve alcançar essa meta através de melhorias na maneira como as pessoas produzem e consomem.
O relatório “Recursos Globais: Criando um Futuro Alimentar Sustentável”, indica que aumentar a produtividade de safras e criação de animais em áreas que já possuem atividades agrícolas é necessário para garantir a sustentabilidade.
Mais da metade desse aumento populacional deve ocorrer na África Subsaariana. Nessa região, um quarto da população é malnutrida.
Além disso, os hábitos alimentares estão mudando. No mundo todo, as pessoas devem consumir 23% mais calorias de proteína animal em 2050, em comparação com o que era consumido em 2006. Este aumento é particularmente evidente na Ásia, onde a classe média está aumentando. Esse tipo de alimentos demanda mais recursos para serem produzidos do que as dietas baseadas em plantas.
Desperdício de alimentos
O relatório informa que, mesmo se eliminássemos todo o desperdício de comida e distribuíssemos toda a produção de alimentos registrada em 2009, o mundo ainda precisaria produzir mais 974 calorias diárias por pessoa, em 2050.
O desperdício de alimentos ficou em evidência em janeiro deste ano, quando um relatório revelou que o mundo joga fora metade de todo o alimento que produz. Andrew Steer, presidente e CEO da World Resources Institute (WRI) informou que “Nas próximos décadas, o mundo irá enfrentar um grande desafio – e oportunidade – no setor de segurança alimentar, desenvolvimento e meio ambiente”.
Produzir alimentos também apresenta desafios ambientais. Atualmente, a produção agrícola ocupa 37% da terra – excluindo a Antártica – e usa em média 70% da água doce tirada de rios, lagos e aquíferos.
Soluções sustentáveis
O relatório indica uma série de soluções possíveis para preencher a lacuna por alimentos reduzindo o consumo excessivo e melhorando a produção. São elas:
- Reduzir a perda e desperdício de alimentos
- Reduzir a demanda excessiva por proteína animal
- Seguir os princípios da “agricultura inteligente”.
O relatório também recomenda atingir a taxa de fertilidade apenas para a reposição populacional, através do acesso à educação para meninas, redução de mortalidade infantil e acesso à serviços de saúde.
Ainda assim, a África Subsaariana terá que triplicar sua produção de alimentos até 2050 para alimentar toda sua população.
O relatório indica que o mundo precisa da agricultura para contribuir com a economia inclusiva e para o desenvolvimento social. A agricultura emprega, atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas – mais de 28% da população mundial.
Informações: Best Current Affairs e Blue and Green tomorrow
Tradução: Fernanda Bellei
0 comentário
Senado aprova projeto que susta o Programa Terra da Gente
Desenrola Rural: proposta oferece caminho para a renegociação de dívidas do setor agrícola
Projeto permite ação policial imediata para retomada de propriedades invadidas
Comissão de Agricultura no Senado rejeita projeto que amplia prazos para Cadastro Ambiental Rural
Marussa Boldrin apresenta relatório sobre o agronegócio no Centro-Oeste
FPA se reúne com Davi Alcolumbre e apresenta prioridades para 2025