MT: Setor está mobilizado por Fethab e Reforma Tributária

Publicado em 21/12/2016 15:29
Lideranças se reúnem em Cuiabá para acompanhar discussões políticas sobre temas relevantes para o agro de MT

Aproximadamente 50 líderes entre agricultores e pecuaristas estiveram hoje em Cuiabá acompanhando a discussão de dois assuntos fundamentais para o agro mato-grossense: o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e a Reforma Tributária. “A mobilização das lideranças, logo no momento de tratamento fitossanitário e pré-colheita, foi fundamental para mostrarmos nosso posicionamento ao Governo do Estado e aos parlamentares”, afirma Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O dia começou cedo, em uma reunião na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O secretário de estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, e os deputados estaduais Zeca Viana, Dilmar Dal Bosco, Oscar Bezerra e Wagner Ramos estiveram presentes e ouviram a defesa de três pontos fundamentais sobre o Fethab.

“Defendemos que os recursos do Fethab sejam usados para os fins devidos, ou seja: obras de infraestrutura de logística de transporte. Além disso, esses recursos não podem ir para a conta única do Estado, pois correm o risco de serem desviados para outros fins. E, por fim, o Fethab Regional deve ser válido apenas até 2018 e não até 2022”, afirma Dalcin.

Duarte acatou a contraproposta do setor e os três pontos foram inseridos como emenda à Mensagem nº 91/2016, a ser apresentada para apreciação da Assembleia Legislativa pelo deputado Dilmar Dal Bosco, líder do governo na Casa. A previsão é que o tema seja votado até quinta-feira (22) para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2017.

À tarde, as lideranças voltaram a se reunir na Assembleia. Visitaram o presidente da Casa, Guilherme Maluf, e nesse momento mais nove parlamentares se reuniram ao grupo para ouvirem os agricultores e pecuaristas. “Foi um momento importante para mostrarmos nosso ponto de vista e também que estamos unidos”, ponderou Dalcin.

O outro assunto de atenção, a Reforma Tributária, foi postergado para 2017. O Governo do Estado anunciou que vai apresentar um substitutivo ao projeto que vinha sendo debatido pela sociedade. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário