Ministério da Agricultura extingue unidades e prevê economia de R$1,1 mi ao ano

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura do Brasil informou nesta sexta-feira que extinguirá 26 das 84 Unidades Técnicas Regionais (Utras), uma medida que deverá gerar economias anuais de 1,1 milhão de reais.
Segundo nota divulgada pela pasta, a decisão foi baseada em estudos técnicos que levaram em consideração o valor bruto de produção agropecuária, o número de estabelecimentos registrados e fiscalizados e demandas de atividades em cada unidade.
O montante da economia prevista é gasto com a manutenção do patrimônio e material de expediente.
Os cerca de cem servidores das unidades fechadas serão realocados para outras onde há maior necessidade da mão de obra, afirmou o ministério.
As unidades serão extintas a partir do dia 1º de janeiro de 2017, com prazo de 30 dias para o remanejamento dos servidores e o encerramento das atividades.
Elas estão situadas em Passos, Muriaé, Governador Valadares, Almenara e Paracatu, em Minas Gerais; Barra Mansa, Nova Friburgo e Itaperuna, Bom Jesus e Macaé, no Rio de Janeiro; Blumenau, Joinville e Lajes, em Santa Catarina; Ouro Petro D’Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes, em Rondônia; Campina Grande e Patos, na Paraíba; Colatina e Venda Nova do Imigrante, no Espirito Santo; Caruaru, em Pernambuco; Picos, no Piauí; Teixeira de Freitas, na Bahia, Jacarezinho, no Paraná, e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul.
Segundo o ministério, um estudo inicial recomendava o fechamento de 54 unidades.
Dessa forma, as demais unidades incluídas nesse estudo inicial --e não fechadas-- poderão ser extintas no segundo semestre de 2017, após nova atualização e detalhamento dos dados já levantados, disse o ministério.
0 comentário
Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais