Produtores dizem "basta" e pedem por melhorias para o setor agrícola no Uruguai

Publicado em 24/01/2018 13:19

"Queremos um só Uruguai", foi o lema da mobilização de produtores do setor agropecuário do país vizinho, que expressaram sua indignação por uma nação que tem dois tipos de evolução em velocidades diferentes: uma, na capital e na zona balneária, com recorde de vendas. A outra, no campo, com perda de rentabilidade e falta de viabilidade dos negócios.

"Estamos dizendo 'basta' porque não aguentamos mais", disseram em um proclame que foi lido pelo jornalista Jorge Landi, especializado em agronegócio.

Os discursos tiveram um componente crítico a respeito do sistema político e um pedido pela diminuição do gasto público, tanto do Governo Nacional como do Parlamento.

Protesto #UnSoloUruguay

Foto: La Nación

O movimento foi realizado ontem (23) na cidade de Durazno, localizada no departamento de mesmo nome, no centro do país, com um ato que teve a adesão de todas as agremiações rurais, das câmaras empresariais de indústria, comércio e serviços.

Durante o movimento, os produtores pediram por uma menor tarifa de energia, de combustíveis, do gasto público e também por uma correção do tipo de câmbio para "eliminar" o atual atraso cambiário.

O governo uruguaio, por sua vez, mantém sua decisão de analisar possíveis soluções em conjunto com as agremiações formais do setor.

Este protesto também se dá no marco de um crescimento histórico da economia do país, que começou ao final de 2003 e se estende até esse ano, mas o setor rural se encontra "mais atrasado" do que o restante: a produção agropecuária uruguaia encerrou 2007 com um crescimento de 0,52% e as previsões para o novo ano são de um crescimento de apenas 0,01%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) geral tem um aumento de 3%.

Tradução: Izadora Pimenta

Soja: apesar de chuvas irregulares, lavouras têm boas condições no Uruguai, mas falta de rentabilidade leva setor a se mobilizar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário