Aprovada MP que acaba com prazo para o Cadastro Ambiental Rural
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (9/10) o projeto de lei de conversão (PLV 22/2019) originado da MP 884/2019, que reabriu as inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) por tempo indeterminado para todas as propriedades rurais. O PLV segue para sanção presidencial.
No entanto, apenas os proprietários e possuidores dos imóveis rurais que os inscreverem no CAR até o dia 31 de dezembro de 2020 terão direito à adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
A União, os Estados e o DF deverão implantar os PRAs de posses e das propriedades rurais (Inscritas no CAR até 31/12/2020). Na regulamentação dos PRAs, a União estabelecerá as normas de caráter geral, e os Estados e o DF ficarão incumbidos do seu detalhamento (por normas específica).
Importante: somente poderá acessar o PRA quem estiver a inscrição no CAR até a data de 2020! Caso os Estados e o DF não implantem o PRA até 31 de dezembro de 2020, o proprietário ou possuidor de imóvel rural poderá aderir ao PRA implantado pela União.
A Aprosoja Brasil lembra aos produtores que sem a inscrição no CAR o produtor rural fica impedido de obter créditos agrícolas em qualquer modalidade. Esse impedimento, porém, nunca se efetivou, pois a inscrição no CAR sempre foi prorrogada, postergando o impedimento.
Como o texto aprovado estabelece prazo indeterminado para adesão ao cadastro, o prazo para a restrição de concessão de crédito entrar em vigor também passa a ser indeterminado, ou seja, o crédito poderá ser concedido, contanto que o produtor esteja inscrito no CAR. Segundo o SISCAR, mais de 5 milhões de propriedades já realizaram sua inscrição.
A Aprosoja Brasil parabeniza a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pela aprovação da proposta e reconhece o esforço dos deputados e senadores apoiadores do setor agropecuário para prorrogar o prazo de adesão ao CAR, medida esta que está prevista no Código Florestal brasileiro.
Aprosoja Brasil – Com informações da Agência Senado
1 comentário
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais
Trump anuncia pacote de US$12 bilhões para agricultores atingidos pela guerra comercial
FPA blinda seguro rural e defesa agropecuária de cortes orçamentários para 2026
Marcelo Zarvos Linhares São Paulo - SP
Parabéns à FPA, que nos ampara... Sem ela,os produtores rurais ficariam à deriva.