Relator de MP da regularização fundiária apresenta projeto para votação na próxima semana

Publicado em 14/05/2020 13:39 e atualizado em 15/05/2020 07:33

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O relator da MP 910, que trata da regularização fundiária, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), protocolou nesta quinta-feira um projeto idêntico ao parecer que havia apresentado à MP nesta semana, que deve votado pela Câmara na próxima quarta-feira.

Segundo Silva, o texto protocolado será relatado, desta vez, pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM), e há garantia do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que será votado na quarta-feira. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também deu sinal verde e afirmou que a Casa estará pronta para analisar a proposta assim que for encaminhada pelos deputados.

A MP provocou polêmica na Câmara na terça-feira, quando parlamentares questionaram a inclusão da MP na pauta mesmo não se tratando de uma medida emergencial de combate à crise do coronavírus, e sem contar com ao menos um acordo de procedimento. Ao acertar as sessões remotas realizadas durante a pandemia, Maia combinou com os deputados que só seriam levadas à votação matérias que contassem com acordo.

O parecer da medida foi alterado para atender a algumas das demandas de parlamentares ligados à área ambiental, como a dispensa de vistoria prévia para regularização de imóveis com até 6 módulos fiscais e a delimitação do marco temporal para a comprovação de ocupações da terra antes de 2008.

"O meu projeto permite ao Incra fazer vistoria remota", disse Silva à Reuters, lembrando que o texto não exime o proprietário de apresentar uma série de requisitos.

"Pior para o Brasil é ficar como estamos", argumentou, negando que o texto estabeleça uma "autodeclaração".

"O projeto foi feito exatamente para combater queimada ilegal, ocupação ilegal, desmatamento e grilagem", disse. "Qual a melhor maneira de cuidar da Amazônia? É ter um dono da terra."

O parecer apresentado por Silva nesta semana já previa que o proprietário terá de apresentar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado. Também não pode ter sido beneficiário de regularização ou de qualquer outro assentamento, ser funcionário público, ter trabalhadores em condição análoga à de trabalho escravo ou indícios de fracionamento fraudulento, embargos ou infração ambiental.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário