Governo passa para Agricultura palavra final sobre concessão de florestas para exploração de madeira

Publicado em 14/05/2020 13:41

LOGO REUTERS

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério do Meio Ambiente repassou para o Ministério da Agricultura todo o poder sobre o processo de concessão das florestas nacionais, de acordo com decreto publicado nesta quinta-feira.

A gestão das Florestas Nacionais já havia sido repassada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a mudança do Serviço Florestal Brasileiro para a pasta como uma das primeiras medidas do governo Bolsonaro, ainda em janeiro de 2019.

No entanto, o MMA ainda precisava ser consultado para que concessões de extração sustentável de madeira pudessem ser autorizadas. O decreto publicado hoje passa a atribuição dessa análise também para o Ministério da Agricultura.

"Apenas resolvemos essa incoerência, pois o Serviço Florestal Brasileiro é quem deve fazer isso de ponta a ponta", disse o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, à Reuters.

A partir desse decreto, o Ministério da Agricultura será o responsável por definir as áreas que serão submetidas à concessão florestal, estabelecer os termos das licitações e os critérios de seleção, escolher os selecionados e definir os termos de contrato. Apesar do SFB ser diretamente responsável pelas florestas, o decreto repassa a atribuição ao ministério.

O governo tem acelerado os planos de concessão de florestas e parques nacionais, incluindo-os no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Em fevereiro deste ano, três florestas nacionais --Humaitá, Iquiri e Castanho, todas no Amazonas-- foram colocadas no PPI para exploração sustentável de madeira.

O processo mais adiantado era de Humaitá, com previsão de concessão inicialmente até o final deste ano.

A medida, no entanto, já gerou reações. O deputado Alessandro Molon (RJ), líder do PSB e ex-coordenador da bancada ambiental, apresentou um projeto de decreto legislativo com o objetivo de sustar o novo decreto.

Na justificativa do PDL, Molon diz que a mudança representa "um claro esvaziamento da função que deveria ser exercida pelo Ministério do Meio Ambiente" e que esse quadro "compromete de forma decisiva os objetivos da gestão de florestas públicas".

(Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário