CNA debaterá oportunidades para o agronegócio em evento online sobre securitização
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participará do Uqbar Day, um fórum de discussão com órgãos reguladores, participantes do mercado e investidores sobre temas relacionados à securitização e ao mercado de capitais. O evento ocorrerá de forma online nos dias 29 e 30 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
O encontro terá quatro temas centrais: agronegócio, mercado imobiliário, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e transformação digital no mercado de capitais. Nos painéis de agro serão abordados assuntos como green bonds (títulos verdes), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em dólar e o papel do mercado de capitais no agronegócio, entre outros.
A Confederação, que também é apoiadora da iniciativa, estará presente em dois painéis no dia 29. O superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, debaterá o tema “Agronegócio”, às 16h. Já a assessora técnica de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, será uma das convidadas da sessão “CRA em US$ (dólar): desafios e oportunidades para o financiamento do agronegócio”, às 18h30.
A possibilidade da emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) em dólar foi uma das inovações trazidas pela Lei 13.986/2020. Na avaliação da CNA, a lei aprimora os instrumentos de financiamento privado para o produtor rural, como a Cédula de Produto Rural (CPR) e os títulos do agronegócio (CDCA, LCA e CRA), e melhora o ambiente de negócios para a atração de investimentos, inclusive do exterior.
A programação contará com especialistas internacionais e autoridades nacionais, como o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso; o vice-presidente de Agronegócio e Governo do Banco do Brasil, João Rabelo; e representantes do Ministério da Economia.
Securitização - É uma forma de captação de recurso para financiamento via uma estrutura financeira para o mercado de capitais. Quando o produtor, por exemplo, tem uma promessa de pagamento com uma revenda devido a compra de insumos para a safra, quem pode de fato estar financiando esse crédito ao produtor é uma estrutura de securitização, e não a própria revenda.
Segundo a assessora técnica do Núcleo Econômico da CNA, Gabriela Coser, um dos objetivos do apoio ao evento é aproximar os produtores dessa forma de captação de recursos, além de difundir a securitização como opção de financiamento para o agro, algo que vai se tornar, cada vez mais, relevante para o setor.
“Com a securitização, o produtor rural pode receber, no curto prazo, recursos que, de outro modo, só receberia no longo prazo. Com isso, ele pode financiar a compra de insumos, máquinas e equipamentos ou até injetar capital de giro no negócio”, disse ela.
Outro destaque do Uqbar Day será o treinamento gratuito “Além do agrobusiness: o financiamento ao pequeno produtor”, que acontecerá dento do espaço Trilha Educacional, dia 29, às 10h30.
A Uqbar é a empresa de referência em finanças estruturadas no Brasil. Com experiência nos mercados nacional e internacional, oferece serviços de inteligência, consultoria e educação.
0 comentário
Bancada do agro alerta para salvaguardas inseridas no Acordo Mercosul–UE
Em primeira reunião da FPA, parlamentares decidem pela derrubada de vetos presidenciais feitos ao setor
Dólar segue perto da estabilidade em meio à queda das commodities no exterior
Recursos das CPR atingiram R$ 121 bilhões entre julho e dezembro de 2025
FPA: Veto à LDO mantém insegurança no seguro rural e ameaça planejamento da safra
Safristas: FPA constrói solução para formalizar o trabalho temporário no campo