Secretaria de Agricultura da Bahia contesta números do IBGE relacionados à produção de cacau
Nesta terça-feira (21), técnicos de Secretaria de Agricultura da Bahia, juntamente com o titular da pasta, João Carlos Oliveira, se reuniram com o supervisor de agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Augusto Barreto, para discutir sobre os números de algumas produções da Bahia, que não refletem a realidade quando confrontados com outros estados brasileiros.
Por exemplo, a produção de cacau do país entregue à indústria entre os meses de janeiro a novembro deste ano foi de 181.765 toneladas. Deste total, 129.740 toneladas são provenientes da Bahia, representando 71,37%. O Pará entregou 47.730 toneladas. No entanto, embora a representatividade do Pará seja 25,16% deste montante, há uma percepção equivocada de que o estado é o maior produtor de cacau.
O supervisor do IBGE, Augusto Barreto, explicou que neste caso os dados da Bahia, fornecidos pelo órgão, são similares aos informados pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), “sendo necessário entender o que ocorre em outros estados, como está sendo feita esta tabulação”.
Durante a reunião, Oliveira destacou que levará esta demanda para o IBGE nacional, pois a mesma situação vem ocorrendo com outras cadeias produtivas da agropecuária baiana a exemplo da manga, em Juazeiro, e do rebanho bovino.
0 comentário
Possível alta do IOF para reforçar caixa do governo leva FPA a reagir em defesa do setor produtivo
Lei amplia garantias para financiamentos do Pronaf
Mapa discute demandas do setor orizícola do Rio Grande do Sul com entidades instituições financeiras
Comissão de Relações Exteriores aprova proposta de proteção ao consumidor do Mercosul
Setor produtivo entrega à Coalizão de Frentes manifesto pela modernização da jornada de trabalho no Brasil
Aprosoja MS: Nova lei reduz incentivos fiscais federais e pode elevar custos para produtores rurais a partir de 2026