PL dos Defensivos: objetivo é garantir que produtos seguros cheguem ao mercado

Publicado em 22/06/2022 14:34

À luz da ciência, não restam dúvidas de que o objetivo da aprovação do PL dos Defensivos, que moderniza a lei sobre o registro de pesticidas, é permitir que cheguem ao mercado produtos seguros para agricultores, trabalhadores e consumidores.

A manifestação foi feita por Caio Carbonari, Doutor em Proteção de Plantas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), um dos participantes de audiência pública promovida nesta quarta-feira (22.6) na Comissão de Agricultura do Senado Federal.

“A questão central do projeto é a análise de risco. E o PL vai permitir que cheguem ao mercado produtos mais modernos, eficientes e seguros. O PL 1459 permite a modernização de uma lei que tem mais de 30 anos, garante uma convergência científica regulatória com as práticas mais modernas dos países desenvolvidos e da OCDE”, argumentou.

De acordo com o palestrante, o projeto de lei não trata de flexibilizar o uso de pesticidas, como vem sendo divulgado por alguns setores.

“Não estamos falando em hipótese alguma em flexibilização. Não é essa a proposta. Seria um retrocesso muito grande. É de fato uma modernização e adoção de critérios mais concretos e adotados amplamente na maior parte dos países. Não estamos adotando nada que os outros países já adotaram”, reiterou.

Participaram também o deputado federal Neri Geller (Progressistas/MT), Leomar Daroncho, Procurador do Trabalho Representante de: Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, a Dra. Larissa Mies Bombardi Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Mário Urchei, Diretor de Ciência e Tecnologia do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário  (SINPAF), Naiara Bittencourt, Advogada na organização Terra de Direitos e integrante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Paulo Amaral, Advogado e Engenheiro Agrônomo consultor da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário