Com aval de Arthur Lira, CPI do MST será instalada, afirma presidente da FPA
![]()
A CPI do MST será instalada, afirmou o presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Pedro Lupion (PP-PR). A data para a instalação, porém, ainda não está definida. Segundo o parlamentar, o aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já foi dado e agora os membros da FPA esperam pelos próximos passos do rito processual.
"A lei permite cinco CPIs ao mesmo tempo na Câmara, existem várias propostas de CPI, com coleta de assinatura são seis ou sete. E nós estaremos entre as cinco, disso eu tenho certeza absoluta. Agora, não há um prazo de instalação referente a isso", afirmou Lupion em uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (28).
Ainda segundo ele, têm sido discutidas agendas amplas do agronegócio brasileiro com o presidente da casa, além de medidas provisórias que serão votadas nesta semana. "E o presidente tem entendido que é um tema grave, um tema complicado, que precisa da participação do Congresso Nacional, precisa da nossa investigação, e a CPI será instalada. Quando eu não tenho como dizer, quem pode dizer isso é o presidente Arthur Lira.
Para Lupion, a comissão precisaria ser instalada antes de abril dada a tradição do chamado "Abril Vermelho", quando o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) realiza uma série de invasões a propriedades. "Tudo isso vai depender de muita articulação política dentro do Congresso".
0 comentário
Decisão do STF sobre marco temporal pode travar investimentos no campo e acirrar conflitos, avalia advogada
Comissão de Finanças aprova acesso de cooperativas aos fundos de desenvolvimento regional
CRA aprova avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária
Morosidade na análise de moléculas leva Comissão de Agricultura a cobrar posicionamento do Mapa
Mudança na tributação do arrendamento rural avança na Câmara
Sob relatoria de Lupion, CAPADR aprova novo marco para renegociação de dívidas rurais