Reuters: Lula faz aceno ao agronegócio com recursos e promete reforma agrária tranquila

Publicado em 13/06/2023 10:43

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) -Na estreia do que se tornará uma live semanal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta terça-feira, mais acenos ao agronegócio, com anúncio do Plano Safra para breve e a promessa de uma reforma agrária "pacífica e tranquila".

"Vamos anunciar o Plano Safra agora tanto para a agricultura familiar quanto para o agronegócio, e eles vão perceber que da parte do governo não há nenhuma objeção a eles (agronegócio). O que queremos é que todos produzam, cresçam e que o Brasil cresça junto", disse.

Ao ser questionado pelo apresentador sobre a resistência do agronegócio a seu governo, Lula afirmou que nunca teve problemas com o setor e que eles também sabem que economicamente o governo sempre manteve o apoio.

"Eles sabem que do ponto de vista econômico, do financiamento, eles não têm problema conosco. O problema pode ser ideológico, e aí paciência. A gente vai estar em campos opostos", afirmou.

Há cerca de um mês, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi desconvidado a participar da abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), uma das maiores feiras do setor, porque o ex-presidente Jair Bolsonaro iria comparecer ao local no mesmo dia. A direção do evento voltou atrás depois, mas Fávaro manteve a decisão de não ir e o Banco do Brasil retirou o patrocínio da feira, o que evidenciou a relação ainda difícil entre o governo e o setor.

Na semana passada, no entanto, Lula participou do Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães (BA), onde anunciou uma linha de crédito do BNDES para o setor.

"Não há incompatibilidade entre o pequeno e médio produtor e o grande produtor. O Brasil precisa dos dois, os dois são complementares. Precisamos ajudar os dois, e os dois precisam viver em paz, porque um ajuda o outro", defendeu em sua live. "Nós vamos fortalecer a pequena e média propriedade, vamos fortalecer o agronegócio, vamos fazer reforma agrária, que onde precisar assentar gente nós vamos assentar."

Uma das rusgas entre o agro e o governo petista é justamente as invasões de terra, que voltaram a crescer neste início do governo, com algumas ações do MST. Fontes ouvidas pela Reuters revelaram que a ação do movimento -- que apoiou a eleição de Lula -- irritaram o presidente, que as julgou desproporcionais e com potencial para atingir o governo sem razão, já que há determinação de retomar os assentamentos.

Nos últimos meses a ação do MST se reduziu e as invasões pararam, mas sempre com a ameaça dos dirigentes de retomá-las. Na live, Lula mandou um recado claro para os movimentos ao dizer que é possível fazer uma reforma agrária pacífica e sem invasões.

"Não precisa mais invadir terra. Se quem faz o levantamento da terra é o Incra, o incra que comunica ao governo quais são as propriedades improdutivas que existem em cada Estado brasileiro. A partir daí vamos discutir a ocupação dessa terra. É simples, não precisa ter barulho, não precisa ter guerra, precisa ter é competência e capacidade de articulação", afirmou.

O presidente disse ainda que pediu à instituição o levantamento das terras ociosas por Estado e, quando tiver esse material, irá chamar os movimentos para discutir os assentamentos.

(Por Lisandra ParaguassuEdição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário