CPI das Invasões de Terra ouve ministro da Agricultura

Publicado em 17/08/2023 15:50
Fávaro declarou que reivindicações são legítimas, mas se posicionou contra as invasões de terras

O ministro Carlos Fávaro foi ouvido, nesta quinta-feira (17), pelo colegiado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST. A convocação, feita a requerimento do deputado Evair de Melo (PP-ES), tem como justificativa o esclarecimento das medidas tomadas pela pasta após o anúncio do líder do MST, João Pedro Stédile, de promover invasões de terras em todo país, em abril deste ano.

O relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), questionou o ministro a respeito de uma declaração feita em fevereiro deste ano, durante a festa da colheita no Paraná, em que Fávaro disse ser preciso “acabar com o preconceito com o MST”.

Em resposta, o ministro evitou fazer críticas ao movimento, analisou que os pedidos do MST são legítimos, mas criticou as invasões. “Disse que precisamos acabar com o preconceito em relação ao movimento social que queira produzir e gerar alimentos como vi lá”, declarou o ministro da Agricultura.

Após isso, Salles rebateu e chegou a dizer que Faváro defendia as invasões de terras protagonizadas pelo MST. “O ministro da Agricultura do Brasil entende que é legítimo o sujeito invadir terra devoluta. Esta é a postura do Ministério da Agricultura. Não tem cabimento uma afirmação dessa”, afirmou o relator da Comissão.

Fávaro defendeu os pedidos do MST e disse ser contra as invasões de terra. “Às vezes para se fazer ouvir, precisa fazer manifestação, isso é legítimo da democracia, é muito legítimo. Agora, dentro da ordem e da lei. Não defendo invasão de propriedade, a lei não permite”, declarou.

Por fim, Salles criticou a posição dos parlamentares do PT e PSOL, ao julgar como antagônicos os pensamentos dos deputados que defendem o MST e a FNL do que pensa o ministro Carlos Fávaro. “Que fique consignado nesta CPI que o ministro da Agricultura do PT não concorda que qualquer movimento de terra possa invadir terra devoluta. Essa posição do ministro é corroborada pela lei da regularização fundiária da qual ele foi relator”, declarou o relator da CPI.

Já o terceiro vice-presidente da Comissão e autor do requerimento de convocação de Fávaro, o deputado Evair de Melo (PP-ES) questionou sobre o ministro da Agricultura ter declarado ser amigo do MST. “Respeito o MST e tenho ótimo relacionamento com o movimento.” Em seguida Evair perguntou “o senhor continua com esse pensamento?”

Em resposta, o ministro Fávaro disse que “é legítimo a luta pela terra e pelos meios legais. E eu tenho muitos amigos, sim, que são membros do MST”.

A sessão de hoje aconteceu após uma série de idas e vindas do ministro Fávaro, que após inicialmente cancelar a participação da CPI do MST para prestar esclarecimentos sobre as invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, compareceu à sessão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário