Lei de incentivo à Cocoicultura é sancionada e estabelece novo marco para o setor no país
O governo federal publicou no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (19), a Lei n.º 14.975/2024, que institui a Política Nacional de Incentivo à Cocoicultura de Qualidade. A nova legislação, de autoria do deputado federal Evair de Melo (PP-ES), presidente da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados (CAPADR), visa contribuir para a produção, o consumo e a competitividade da cocoicultura no Brasil.
Entre os principais objetivos da lei estão a ampliação da produtividade, a redução do desperdício e a integração da cocoicultura com outras culturas agrícolas. A legislação também busca criar condições mais detalhadas para o financiamento, segurança rural e infraestrutura de escoamento da produção.
Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara dos Deputados, Evair de Melo destacou que uma nova política deve favorecer pequenos produtores e cooperativas, além de fomentar o associativismo, o cooperativismo e o manejo sustentável no setor. A lei também incentiva a produção orgânica e o desenvolvimento de tecnologias externas para a cadeia produtiva do coco.
“O Brasil tem um enorme potencial para figurar entre os maiores exportadores de produtos derivados do coco, e essa lei é um passo crucial para alcançar esse objetivo”, disse o deputado, enfatizando os impactos ambientais: “Estamos promovendo uma cocoicultura que respeita o meio ambiente e gera oportunidades para os produtores”.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de coco, e a lei pretende fortalecer a presença do país no mercado global. A implementação da política contará com recursos da União e parcerias nacionais e internacionais.
“Essa é uma vitória para toda a cadeia da cocoicultura. Estamos promovendo a inovação, a competitividade e, acima de tudo, a preservação ambiental”, concluiu Evair.
0 comentário
Bancada do agro alerta para salvaguardas inseridas no Acordo Mercosul–UE
Em primeira reunião da FPA, parlamentares decidem pela derrubada de vetos presidenciais feitos ao setor
Dólar segue perto da estabilidade em meio à queda das commodities no exterior
Recursos das CPR atingiram R$ 121 bilhões entre julho e dezembro de 2025
FPA: Veto à LDO mantém insegurança no seguro rural e ameaça planejamento da safra
Safristas: FPA constrói solução para formalizar o trabalho temporário no campo