Câmara aprova projeto que garante manutenção de crédito rural em prorrogações e confissões de dívida
A Comissão de Agricultura (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) o relatório favorável do deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) ao Projeto de Lei nº 4.323/2024, de autoria do deputado Evair de Melo (PP-ES). A proposta altera a Lei nº 4.829, de 5 de novembro de 1965, para garantir que as características e condições do crédito rural sejam mantidas em casos de prorrogação ou confissão de dívida.
O projeto estabelece que a prorrogação das operações de crédito rural não descaracterizará o financiamento como crédito rural, mantendo integralmente as condições e benefícios inicialmente pactuados. Além disso, prevê a obrigatoriedade de inclusão de cláusula específica nas confissões de dívida, impedindo a transformação desses créditos em cédulas bancárias comuns.
Segundo o deputado Evair de Melo, a medida é necessária diante de práticas recorrentes de instituições financeiras que, “aproveitando-se da falta de normas específicas, convertem créditos rurais em títulos comuns durante renegociações, gerando encargos elevados e incompatíveis com a realidade econômica do setor agrícola.”
Em seu relatório, o deputado Vicentinho Júnior destacou a importância da proposta para garantir segurança jurídica aos produtores rurais e contribuir para a sustentabilidade econômica do agronegócio. “Atualmente, produtores são frequentemente expostos a práticas lesivas ao tentar prorrogar suas dívidas sem orientação adequada, o que pode comprometer a viabilidade econômica de suas atividades”, afirmou.
A matéria tramita em regime ordinário e segue agora para apreciação das Comissões de Finanças e Tributação; e Constituição, Justiça e de Cidadania.
0 comentário
Bancada do agro alerta para salvaguardas inseridas no Acordo Mercosul–UE
Em primeira reunião da FPA, parlamentares decidem pela derrubada de vetos presidenciais feitos ao setor
Dólar segue perto da estabilidade em meio à queda das commodities no exterior
Recursos das CPR atingiram R$ 121 bilhões entre julho e dezembro de 2025
FPA: Veto à LDO mantém insegurança no seguro rural e ameaça planejamento da safra
Safristas: FPA constrói solução para formalizar o trabalho temporário no campo