CPI DA FUNAI JÁ: O Brasil exige que os Deputados Federais investiguem a FUNAI urgente!

Publicado em 16/04/2013 10:51 e atualizado em 19/04/2013 10:11
O Conselho Comunitário Enseada de Brito, em  Santa Catarina iniciou um movimento para denunciar a falta de transparência nos processos de demarcações de terras indígenas da Funai e propôs a criação de uma CPI para investigar a entidade.

Segundo o Conselho,  a FUNAI  não está mais à altura da responsabilidade para a qual foi criada. Teoricamente, seria o órgão que executaria a política indigenista do Estado brasileiro, mas acabou muito manipulada por ONGs estrangeiras. O Estado não dota a FUNAI das verbas que precisa e como ela foi criada sob o regime jurídico de uma fundação pública, pode receber dinheiro de ONGs. Isto acabou abrindo um espaço horrendo para a corrupção e a mutilação da verdadeira política indigenista brasileira.

As ONGs pintam um quadro de ameaças, mentiras e fraudes antropológicas em processos demarcatórios por todo o Brasil, sob o argumento corrompido de estarem amparadas pelo artigo 231 da Constituição Federal e pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, ferindo dezenas de preceitos previstos na Carta Constitucional como Direitos e Garantias Fundamentais de todos os brasileiros.

Nas demarcações de terras indígenas nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foram adotados “modelos amazônicos” de demarcação, de modo que, nestes Estados, além do forte impacto das perdas de áreas produtivas, trabalhadores e pescadores urbanos também estão perdendo suas terras.

Diante disso, pedimos à Câmara dos Deputados Federais que, URGENTEMENTE, seja dado início à CPI DA FUNAI para desvendar todas as mentiras e interesses que estão por trás das demarcações, requerendo documentos sigilosos e solicitando a quebra do sigilo bancário dos membros das ONGs que atuam e atuaram na FUNAI. 


Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Avvaz.org

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

13 comentários

  • Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS

    Caro amigo Bastiani, como o governo irá tomar providências se é o proprio governo do PT o responsável pelas ações terroristas contra produtores rurais???

    0
  • mauro bastiani foz do iguaçu - PR

    Caros Cidadãos, esta mais do que na hora de dar um basta nisso. CPI JÁ na FUNAI. hoje com a demanda que existe por alimentos no mundo, não se pode ficar brincando mais com terras produtivas, desapropriando produtores que sao legitimos donos e merecedores, para dar ao "INDIOS",que realmente nao sabem o que fazer com elas.Se este Governo nao demonstrar que é capaz de resolver isso, tenho certeza que o povo do BRASIL se levantara para defender sua NAÇÃO.

    0
  • juliano alves rosa Apucarana - PR

    Bom agora com a CPI, as grandes emissoras de TV deste pais divulgaram o problema que é de todos, agora sim terão relatar as verdades e mentiras deste que eu chamo o maior abandono dos seus (maiores patriotas que são os produtores rurais), que um pais pode cometer.

    0
  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    SE SAIR A CPI AVERA CHANCHES DE QUE A POPULAÇAO URBANA SAIBA DAS INJUSTIÇAS QUE ESTA SENDO ACOMETIDA A CLASSE PRODUTORA BRASILEIRA PERDENDO AS SUAS TERRAS ONDE PRODUZEN E SUSTENTAM SUAS FAMILIAS PARA OS INDIOS QUE NEM SABE O QUE FAZER COM ELAS.

    0
  • Adoniran Antunes de Oliveira Campo Mourão - PR

    Essa tal senadora Ana Rita,que tao veementemente defende os indios, nos explique por favor, porque na desapropriaçao da raposa serra do sol,um mapa se sobrepoe exatamente onde estao as maiores reservas de niobio do mundo?Esses porqueras ptralhas e comunas só querem falar, nao querem ouvir.A rede Bandeirantes e o canal rural mostraram e mostram nesses dias, o que virou aquela reserva indigena.O estado de roraima perdeu economicamente e muito, os indios estao jogados ao Deus dará, e a funai e comparsas, estes verdadeiros canalhas apátridas traidores,está guardando o nióbio para quem? Para o Brasil? Nao me façam rir. Ou a presidANTA toma tento nisso, ou teremos que apeá-la do poder,como os paraguaios democraticamente fizeram com o canalha pedófilo Lugo, destituido-o da presidencia por mala función del cargo.E os agricultores,enquanto nao se reunirem aos milhoes numa marcha para brasilia,sitiando o palacio na burra presidente,a exigir seus direitos, nada será modificado.Porque o direito de um termina quando começa o de outro.Abaixo essa politica que nao serve a ninguém.E se necessario,porque nao cobrir de porrete a estes vagabundos da Funai?

    0
  • VANESSA DO NASCIMENTO DA ROCHA BECHTOLD PALHOCA - SC

    Prezados, Sou Vanessa presidente do Conselho Comunitário da Enseada de Brito. Hoje o Brasil esta sofrendo com as demarcações irregulares que as ONGs, FUNAI e outros andam fazendo. Não pensem que são só os agricultores que estão sob pressão, Nós, pescadores artesanais e maricultores tb estamos. Aqui a demarcação aconteceu toda de forma irregular e fraudulenta. Estão exportando indígenas e implantando em nossa região. Acredito que o mesmo deva acontecer em suas regiões.

    Precisamos nos unir para impedir essa devastação.

    Se não plantamos e não pescamos, o Brasil não come. Essa é a verdade.

    http://www.avaaz.org/po/petition/CPI_DA_FUNAI_JA_O_Brasil_exige_que_os_Deputados_Federais_investiguem_a_FUNAI_urgente/

    0
  • ARI FRIGERI CUIABA - MT

    OLHA, QUE LUZ QUE TIVERAM OS IDEALIZADORES DA PETIÇÃO, PARABÉNS. SUGIRO QUE A CLASSE PRODUTORA FAÇA UM PANELAÇO SILENCIOSO, SEM BLOQUEIO DE ESTRADAS, PASSEATAS ETC. ETC. TRANCA-SE APENAS AS ENTRADAS E SAÍDAS DOS ARMAZÉNS E FRIGORÍFICOS POR UM PERÍODO DE 30 DIAS E VEREMOS COMO FICA O ABASTECIMENTO. AÍ A AUTORIDADES VERÃO O VERDADEIRO VALOR DO POVO DO CAMPO.

    0
  • CARLOS ROBERTO BOSCARIOLI Sete Quedas - MS

    BOA TARDE

    FICO FELIZ E PARABENIZO PLEA INICIATIVA DESTE CONSELHO COMUNITÁRIO ENSEADA DE BRITO POR TOMAR FRENTE NESTE REQUERIMENTO DE ASSINATURAS PARA ABRIR ESTA CPI PARA APURAÇÃO DOS FATOS, CPI ESTA TÃO ESPERADA POR TODO O POVO BRASILEIRO.

    QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA, POIS SE NA PRÓPRIA CÉDULA BRASILEIRA ESTÁ ESCRITO: DEUS SEJA LOUVADO, é PORQUE NOSSA SOBERANIA ACREDITA QUE EXISTE UM DEUS E DEUS SEMPRE VAI SER MISERICÓRIDA E JUSTIÇA, E CADA UM DARÁ CONTAS DE SEUS ATOS E DECISÕES, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE EXERCEM PODER SOBRE UMA NAÇÃO.

    0
  • marco possenti melnek san albero paraguay - PR

    Eu axo que so a cpi nao basta os agriultores tei que ce reuni e mostra sua forsa e marcha ate a capital brasilia cm makinas. Ai eles vao ve a forsa que o agricultor tei. Cuando os agricultores tiverei la na capital. Ai sin vai vin jornalista do mundo todo ai todos vao saber oke esta ce pasando. Ce nao foce pelo canal rural ninguei saberia do problema. Eitao tei ke ce reuno e marcha para capital e so sai dela cuando resove o problema ce os cei tera os indios tei condisa porque os agricultores nao podei porque so con cpi nao vai resolve.

    0
  • salvador reis neto Santa Tereza do Oeste - PR

    ASSINEM JA COMVERCEN COM SEUS AMIGOS E MUITO IMPORTANTE PARA NOS PRODUTORES.

    0
  • Sebastião Ferreira Santos Fátima do Sul - MS

    Caros amigos do AWAX.org, gostaria de pedir à vocês que analisassem melhor o pedido de CPI, pois entendo que não são ONGs internacionais que bancam a FUNAI, mas o próprio governo federal, pois aqui no MS quem veio apoiar as ações de intimidação aos proprietários rurais, foi um funcionário do gabinete da Dilma. No MT quem agiu nas expulsões de famílias de suas terras foi a PF e FORÇA NACIONAL e pelo que sei são comandadas pelo governo do PT, portanto acho que deveríamos atacar outro alvo e não ONGs!!!!!

    Desde o inicio do governo Lula militantes do PT se infiltraram nas aldeias, dizendo estar orientando os povos indígenas a exigir seus direitos que tinham e não sabiam cobrar!!!!!

    Por isso peço que analisem melhor o alvo à ser atacado.

    MUITO OBRIGADO, estou com vocês e acho que temos que agir com urgência, não dá mais para esperar ou procurar ajuda do inimigo (GOVERNO FEDERAL).

    0
  • sidnei bolsani Videira - SC

    por favor amigos produtores vamos nos unir e assinar a enquete para a realizacao da cpi da funai isto vai dar um basta nos desmando desta instituiçao que so quer o atraso do brasi

    0
  • carlo meloni sao paulo - SP

    Gostaria de avisar a revista, que ao tentar enviar a assinatura da enquete CPI DA FUNAI AGORA

    para amigos e conhecidos ,entrou um quadrinho que

    se sobrepoe e nao deixa enviar a mensagem--

    alguem esta' sabotando nosso trabalho.

    0