Brasileiro Roberto Azevêdo é o novo diretor-geral da OMC

Publicado em 07/05/2013 15:37
O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, foi eleito nesta terça-feira (07.05) como o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos, e assumirá o cargo no próximo dia 31 de agosto em substituição ao francês Pascal Lamy. 

Azevêdo chega ao poder da OMC com o apoio dos chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Representante permanente do Brasil na entidade desde 2008, ele reuniu ainda os votos dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, Ásia e da África.

A Organização Mundial do Comércio é um foro multilateral que regulamenta o mercado internacional, monitora a implementação dos acordos temáticos ou setoriais em vigor, fiscaliza a execução da política comercial dos países membros e negocia a solução de controvérsias. Alguns dos comitês mais relevantes são os de Agricultura, Barreiras Técnicas ao Comércio, Regras de Origem, Subsídios e Medidas Compensatórias e Salvaguardas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário