Brasileiro Roberto Azevêdo é o novo diretor-geral da OMC
Publicado em 07/05/2013 15:37
O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, foi eleito nesta terça-feira (07.05) como o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos, e assumirá o cargo no próximo dia 31 de agosto em substituição ao francês Pascal Lamy.
Azevêdo chega ao poder da OMC com o apoio dos chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Representante permanente do Brasil na entidade desde 2008, ele reuniu ainda os votos dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, Ásia e da África.
A Organização Mundial do Comércio é um foro multilateral que regulamenta o mercado internacional, monitora a implementação dos acordos temáticos ou setoriais em vigor, fiscaliza a execução da política comercial dos países membros e negocia a solução de controvérsias. Alguns dos comitês mais relevantes são os de Agricultura, Barreiras Técnicas ao Comércio, Regras de Origem, Subsídios e Medidas Compensatórias e Salvaguardas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil
0 comentário

Wall Street fecha em alta com força da IA, siderúrgicas sobem com ameaça de tarifas de Trump

Dólar tem leve baixa ante real apesar de Trump ameaçar países com tarifas

Brasil analisa resposta a tarifas dos EUA, mas ordem de Lula é primeiro negociar

Brasil e México adotam estratégia de esperar para ver antes de reagir à ameaça de tarifas sobre aço de Trump

Guerra comercial tornaria perspectiva de inflação na zona do euro mais incerta, diz Lagarde

Montadoras têm melhor janeiro em produção no Brasil desde 2021