Michel Temer admite gravidade das invasões e promete posicionamento
O vice-presidente da República, Michel Temer, admitiu em reunião com representantes da Frente Parlamentar do Agronegócio, produtores rurais e parlamentares de oito Estados, nesta quinta-feira (16), a necessidade de urgência na solução das invasões indígenas e afirmou que avaliará o problema levando em consideração preceitos constitucionais. Mesmo admitindo a gravidade do momento, o vice-presidente sinalizou nova reunião para a próxima quinta-feira (23), quando deverá manifestar posicionamento sobre o assunto.
Além de Temer, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves e o Advogado-Geral da União e ministro, Luís Inácio Adams, ouviram relatos de produtores rurais afetados pelas invasões em Mato Grosso do Sul e outros sete Estados. Osmar Bonamigo, que tem sua propriedade invadida no município de Iguatemi (MS), detalhou como tem ocorrido as invasões na região e solicitou a interrupção das demarcações.
O coordenador da Comissão de Assuntos Fundiários da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Cristiano Bortolotto, apresentou aos parlamentares casos da insegurança jurídica registrados no Estado, utilizando-se como exemplo das invasões ocorridas nessa semana no município de Sidrolândia. “Pedimos maior atenção da Polícia Federal, uma vez que os produtores de áreas invadidas ficam à mercê dos invasores”, ressaltou Bortolotto, que também é vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS).
0 comentário
Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal