Banco Mundial adverte que fim de estímulo nos EUA afetará emergentes
O presidente do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, advertiu nesta terça-feira que quando o Federal Reserve (FED, banco central americano) começar a retirar sua política monetária de estímulo ocorrerá uma alta nas taxas de juros que pode prejudicar os mercados emergentes.
Em um encontro com jornalistas em Washington, Kim lembrou que o presidente do FED, Ben Bernanke, anunciou no último dia 22 de maio que o banco central poderia analisar uma redução gradual no ritmo de compra de bônus em "suas próximas reuniões".
Esse "primeiro anúncio", segundo Kim, aumentou as taxas de juros em muitos países emergentes, o que faz prever uma segunda onda quando o FED decidir retirar a política, conhecida também como flexibilização quantitativa (QE, em inglês).
Leia a reportagem completa no site Exame.com:
0 comentário
Dólar sobe pela quarta sessão seguida e acumula alta de 2% na semana
Ibovespa fecha em queda pelo 8º pregão seguido com balanços sob holofotes; Hapvida desaba
Petróleo fecha com queda de 2% diante de perspectivas de fraca demanda
TSE restabelece filiação de Flávio Bolsonaro ao PL e manda PF abrir inquérito
Ucrânia propõe trégua à Rússia no Mar Negro em meio a temores sobre abastecimento de alimentos, diz fonte
TSE diz que não houve hackeamento em filiação partidária de Flávio Bolsonaro ao Missão