Ucrânia: Kiev retoma controle de aeroporto após batalha com 40 mortos

Publicado em 27/05/2014 11:57 376 exibições

Trinta e oito combatentes e dois civis morreram nos confrontos entre o exército ucraniano e os rebeldes pró-Rússia no aeroporto de Donetsk, que voltou a ser controlado pelas forças de Kiev, anunciou o prefeito da cidade do leste da Ucrânia.

O governo da Ucrânia anunciou que o exército retomou o controle total do estratégico aeroporto, que estava sob controle dos rebeldes pró-Moscou desde a noite de domingo.

"Durante a operação antiterrorista, dois civis e 38 combatentes morreram", afirmou à imprensa o prefeito da cidade, Olexander Lukianchenko, com base em informações dos serviços de saúde.

Leia a notícia na íntegra no site do Terra.

Na Veja: Kiev retoma aeroporto de Donetsk e bombardeia posições rebeldes em Lugansk

As forças do governo da Ucrânia retomaram nesta terça-feira o controle do aeroporto da região rebelde de Donetsk, no leste do país, e destruíram um acampamento insurgente na vizinha Lugansk. “O aeroporto está totalmente sob nosso controle. O inimigo sofreu grandes baixas; nós, nenhuma”, comemorou Arsen Avakov, ministro do Interior. O comunicado também informou sobre a destruição, pela Força Aérea, de um acampamento de treinamento rebelde na região de Lugansk.

Não há ainda um número preciso de baixas entre as milícias pró-Rússia. O prefeito de Donetsk, Alexander Lukianchenko, afirmou que há pelo menos 38 mortos vítimas dos combates registrados na segunda, confirmando que havia pelo menos quatro civis. O ‘primeiro-ministro’ da autoproclamada ‘República Popular de Donetsk’, Alexander Borodai, disse que há 100 mortos entre forças separatistas e civis. Borodai disse em entrevista coletiva que mais de 50 milicianos rebeldes morreram durante os combates com os soldados ucranianos, e o resto eram civis desarmados.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Fonte:
Terra + Veja

0 comentário