Ibovespa cai em sessão com especulações sobre pesquisas; NY limita perda

Publicado em 08/10/2014 17:24 e atualizado em 08/10/2014 18:23

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou no vermelho nesta quarta-feira, em sessão marcada por especulações sobre pesquisas eleitorais para o segundo turno da corrida presidencial e realização de lucros, encerrando uma sequência de quatro pregões de alta.

A firmeza de Wall Street à tarde, após divulgação da ata da de reunião de política monetária do Federal Reserve, banco central norte-americano, ajudou a reduzir as perdas do índice no final do dia, mas insuficiente para evitar fechamento negativo.

Assim, o principal índice da bolsa paulista teve baixa de 0,66 por cento, a 57.058 pontos, após oscilar da máxima de 58.190 pontos e a mínima de 56.198 pontos.

O volume financeiro da sessão somou 10,2 bilhões de reais.

Levantamentos do Datafolha e do Ibope estão previstos para a quinta-feira, mas rumores sobre números circularam desde cedo em mesas de corretoras, ora favoráveis à oposição, ora no sentido contrário, fortalecendo ou enfraquecendo o Ibovespa.

As ações da Petrobras chegaram a subir cerca de 3 por cento no início do dia e a cair cerca de 6 por cento mais tarde, fechando com baixas inferiores a 2 por cento.

No acumulado de outubro, contudo, os papéis da petroleira estatal ainda apuram ganhos superiores a 10 por cento, incluindo o desempenho desse pregão.

"Muitos se posicionaram (apostando) na melhora de Aécio Neves nas pesquisas de amanhã, mas com os rumores nesta sessão podem ter adotado um tom mais defensivo e vendido um pouco", disse o analista da XP Investimentos Ricardo Kim.

Ainda da cena política, o mercado também espera a confirmação de que a terceira colocada no primeiro turno Marina Silva (PSB) apoiará o candidato do PSDB, que disputará o segundo turno com a presidente Dilma Rousseff (PT) no próximo dia 26. Marina deve anunciar sua decisão na quinta-feira.

Após o fechamento, a revista Época publicou em seu site levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostrando Aécio com 49 por cento das intenções de voto contra 41 por cento de Dilma.

O contrato futuro do Ibovespa para outubro reverteu a queda e passou a subir, com alta de 0,7 por cento às 17h27.

Em Nova York, as bolsas ampliaram os ganhos após a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), com a leitura de que o Fed não elevará o juro até que a economia possa suportar a alta.

O índice S&P 500 terminou o dia com elevação de 1,75 por cento.

 

NOTICIÁRIO CORPORATIVO

As ações da Oi desabaram, após o presidente-executivo da operadora Zeinal Bava renunciar ao cargo, o que foi avaliado negativamente por analistas do Credit Suisse. O papel ordinário, que não faz parte do Ibovespa, caiu 8 por cento.

Ainda no setor de telecomunicações, TIM Participações reverteu perdas iniciais e foi destaque de alta. A empresa confirmou a contratação de consultoria financeira do Bradesco para avaliar "alternativas estratégicas".

No setor de aço e mineração, Usiminas caiu 3,85 por cento. A Ternium perdeu novo recurso na Justiça de Minas Gerais na véspera, na tentativa para reinstituir o presidente-executivo afastado da Usiminas, Julián Eguren, demitido em setembro com outros altos executivos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário