No Valor: Dilma tem tarefa urgente de recuperar confiança empresarial, diz IIF

Publicado em 07/11/2014 14:57

 Reeleita, a presidente Dilma Rousseff enfrenta agora a tarefa urgente de despertar o “espírito animal” dos empresários, para libertar a economia de uma combinação de inflação elevada e estagnação econômica, afirma Ramón Aracena, economista-chefe para a América Latina do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês). Ele considera, porém, que vários fatores tendem a dificultar o desafio da presidente de recuperar a confiança do setor privado. 

“Primeiro, o ajuste necessário implica reverter muitas políticas adotadas no seu primeiro mandato. Segundo, o mercado ainda precisa ser convencido de que a mudança é um retorno duradouro a um arranjo baseado no regime de metas de inflação, disciplina fiscal e câmbio flutuante”, observa Aracena. “Terceiro, a oposição política às iniciativas da presidente tendem a ser mais fortes, devido à margem estreita de vitória e à maior fragmentação do Congresso”, diz ele, em relatório divulgado nesta sexta-feira.

Leia a notícia na íntegra no site do Valor Econômico

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    O Senhor Aracena do IIF acredita que o governo brasileiro adotará uma abordagem gradual, o que sugere uma recuperação demorada da economia. “Hesitação sobre políticas é um luxo que pode deixar o Brasil atolado com crescimento anêmico e deterioração contínua de suas contas públicas e externas, o que pode levar o país a perder o grau de investimento”, afirma o economista do IIF, a associação que reúne os principais bancos do mundo.

    > O que ele não sabe é o treinamento para ser terrorista que a Dilma recebeu quando era jovem. MENTIR muito e acreditar firmemente nas mentiras foi uma das primeiras e mais importantes lições. Agora quer diálogo... conosco?

    0