BC pode ampliar aperto monetário para domar inflação, sinaliza diretor

Publicado em 18/11/2014 15:00 e atualizado em 18/11/2014 15:54

Reportagem de Alonso Soto; Texto de Patrícia Duarte

FLORIANÓPOLIS (Reuters) - O Banco Central poderá ampliar o aperto monetário caso seja necessário para domar a inflação, sinalizou nesta terça-feira o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo.

"O Copom não será complacente com a inflação. Se necessário for, no momento certo, o comitê poderá recalibrar sua ação de política monetária de modo a garantir a prevalência de um cenário benigno para a inflação nos próximos anos", afirmou o diretor ao apresentar o boletim regional, em Florianópolis (SC).

No final do mês passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) surpreendeu ao elevar a Selic em 0,25 ponto percentual, para 11,25 por cento ao ano, num momento em que as apostas eram de manutenção diante da atividade econômica fraca.

Mas a inflação continua acima do teto da meta do governo --de 4,5 por cento pelo IPCA, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos--, o que abre caminho para o BC continuar apertando a política monetária.

"O Copom se manterá especialmente vigilante dados os elevados níveis de inflação e o balanço de riscos menos favorável", afirmou ele.

Após as declarações do diretor do BC, as taxas dos contratos de juros futuros mais longos ampliaram as perdas, refletindo a perspectiva de que um aperto monetário mais forte no curto prazo possa abrir espaço para juros mais baixos no futuro.

De acordo com o diretor, a inflação brasileira tende a entrar em convergência para a meta em 2016, acrescentando que com as mudanças de preços relativos, a composição dos indicadores de preços tende a melhorar ao longo do tempo.

A inflação oficial brasileira desacelerou em outubro a 0,42 por cento beneficiada por preços de alimentação e transportes, mas em 12 meses continuou acima do teto da meta, atingindo 6,59 por cento.

Sobre o nível de atividade, Carlos Hamilton comentou que o crescimento da economia brasileira tem ficado abaixo do potencial. Para este ano, o BC projeta expansão de 0,7 por cento, abaixo do crescimento de 2,5 por cento registrado em 2013.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário