Dólar sobe 1,29% ante real por expectativa de alta menor da Selic

Publicado em 04/12/2014 16:20 e atualizado em 04/12/2014 17:04

LOGO REUTERS

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou com alta de mais de 1 por cento ante o real nesta quinta-feira, após o Banco Central sinalizar que pode desacelerar o ritmo do aperto monetário, enfraquecendo as expectativas de que juros mais altos no Brasil poderiam atrair mais recursos externos.

O dólar subiu 1,29 por cento, a 2,5898 reais na venda, chegando a 2,5933 reais na máxima da sessão. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,2 bilhão de dólares.

"O mercado estava com uma expectativa de que o BC fosse mais rígido no comunicado e agora precisa se ajustar", disse o operador de câmbio da corretora B&T, Marcos Trabbold.

Na véspera, o BC apertou o passo e elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, a 11,75 por cento, mas ressaltou que a decisão foi tomada "neste momento" e que os esforços adicionais de política monetária devem ser adotados "com parcimônia". No encontro anterior, o BC havia surpreendido o mercado ao elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto.

O comunicado levou investidores no mercado de juros futuros a apostarem em aperto monetário menor. A curva de DIs passou a indicar que o atual ciclo de altas de juros deve somar 1,50 ponto, levando a taxa básica a 12,50 por cento. Até a véspera, os contratos mostravam que a Selic terminaria o ciclo a 12,75 por cento.

Quanto maior a alta dos juros, maior o rendimento dos ativos brasileiros, o que tende a atrair para o país capitais externos em busca de ganhos. Na medida em que essa expectativa perdia força, o câmbio também acabava se ajustando.

O avanço ganhou mais força após o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmar que o BCE vai reavaliar o impacto de seus estímulos monetários no início do ano que vem. Parte do mercado esperava uma indicação mais forte de que o BCE pretendia realizar mais medias de estímulos, injetando recursos na economia global que poderiam migrar para países como o Brasil.

"Alguns no mercado acreditam que a ideia de que o BCE vai só reavaliar suas ações em janeiro, em vez de já realizar compras (de ativos), é um pouco mais 'hawkish' do que eles esperavam", disse o economista da 4Cast Pedro Tuesta.

Na cena doméstica, investidores aguardam agora mais detalhes sobre quais medidas serão adotadas pela próxima equipe econômica da presidente Dilma Rousseff para enfrentar a inflação alta e crescimento baixo. Nas mesas de câmbio, as atenções estão voltadas principalmente para o programa de intervenções diárias do BC no câmbio, marcado para durar até o fim deste ano.

"O mercado já colocou no preço que o programa vai diminuir. Resta saber o quanto, sabendo que existe inclusive a possibilidade de ele acabar", disse o operador de uma corretora internacional.

Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, equivalentes a venda futura de dólares, pelas atuações diárias. Foram vendidos 2,45 mil contratos para 1º de junho e 1,55 mil para 1º de setembro de 2015, com volume correspondente a 197,9 milhões de dólares.

O BC também vendeu a oferta integral de até 10 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 2 de janeiro, equivalentes a 9,827 bilhões de dólares. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 20 por cento do lote total.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário