Dólar cai 0,25% sobre o real, com nova equipe da Fazenda

Publicado em 06/01/2015 16:04

LOGO REUTERS

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda ante o real nesta terça-feira, interrompendo duas sessões seguidas de alta, com o relativo bom humor com a equipe do novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, compensando o quadro de aversão ao risco nos mercados externos diante da persistente queda dos preços do petróleo.

A moeda norte-americana caiu 0,25 por cento, a 2,7019 reais na venda, após chegar a 2,7240 reais na máxima da sessão. Na mínima, foi a 2,6920 reais.

Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,4 bilhão de dólares.

"Agora, esperamos que o dólar fique girando em torno de 2,70 reais porque o cenário externo continua muito conturbado. Hoje tivemos um alívio em função do bom humor com a equipe do Levy, mas não vejo o dólar caindo muito mais do que isso", afirmou o superintendente de câmbio da corretora Intercam, Jaime Ferreira.

Na véspera, Levy anunciou Marcelo Barbosa Saintive como o novo secretário do Tesouro Nacional, no lugar de Arno Augustin, e Jorge Rachid para a Receita Federal. Os nomes foram bem recebidos pelo mercado, que vem buscando sinais de comprometimento com as metas fiscais, em meio ao quadro de inflação alta e crescimento baixo.

Mas investidores ainda mostravam dúvidas sobre a capacidade do governo de cumprir a meta de superávit primário equivalente a 1,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Além disso, dúvidas sobre a disposição da presidente Dilma Rousseff de aceitar medidas de contração fiscal limitavam o bom humor.

No mercado externo, o ânimo ainda era negativo, diante da persistente queda dos preços do petróleo, que renovava as mínimas em cinco anos e meio.

"O mercado (brasileiro) abriu pressionado por causa do exterior, mas não conseguiu se firmar. Parece que o anúncio da equipe (de Levy) está levando alguns a venderem dólares quando sobe muito acima de 2,70 reais", disse o operador de câmbio de um importante banco nacional.

Investidores também seguiram atentos à política monetária norte-americana. Na quarta-feira, será divulgada a ata da última reunião do Federal Reserve, na qual o banco central norte-americano prometeu ser "paciente" ao elevar os juros.

Nesta manhã, o Banco Central vendeu a oferta total de até 2 mil swaps pelas atuações diárias, após reduzir pela metade a oferta neste ano. Foram vendidos 1,2 mil contratos para 1º de setembro e 800 para 1º de dezembro de 2015, com volume correspondente a 98 milhões de dólares.

O BC também vendeu a oferta integral de até 10 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 2 de fevereiro, equivalentes a 10,405 bilhões de dólares. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 14 por cento do lote total.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário