Alemanha se prepara para possível saída da Grécia da zona do euro, diz jornal

Publicado em 07/01/2015 09:17

LOGO REUTERS

BERLIM (Reuters) - A Alemanha está preparando planos de contingência para a possível saída da Grécia da zona do euro, incluindo o impacto de uma corrida aos bancos, noticiou o jornal Bild, citando fontes não identificadas do governo.

O jornal informou que o governo está preparando cenários para a eleição de 25 de janeiro na Grécia no caso de uma vitória do partido de esquerda Syriza, que quer cancelar medidas de austeridade e uma parte da dívida grega.

Em uma reportagem na edição de quarta-feira do jornal, o Bild informou que especialistas do governo estão preocupados com um possível colapso bancário se clientes forem a instituições gregas para garantir depósitos em euro no caso de a Grécia deixar a zona do euro.

A associação bancária da União Europeia teria então que intervir com um resgate de bilhões, disse o jornal.

A revista Der Spiegel noticiou no sábado que Berlim considera uma saída da Grécia quase inevitável se o Syriza vencer, mas acredita que a zona do euro conseguirá lidar com isso.

O vice-chanceler Sigmar Gabriel afirmou no domingo que a Alemanha quer que a Grécia permaneça e que não há planos de contingência para o contrário, destacando ao mesmo tempo que a zona do euro se tornou bem mais estável nos últimos anos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário