Brasil perde US$9,3 bi em 2014 com fluxo cambial; dezembro tem pior resultado em 16 anos

Publicado em 07/01/2015 12:41

LOGO REUTERS

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O fluxo cambial, entrada e saída de moeda estrangeira do país, marcou em dezembro o pior rombo mensal em mais de 16 anos e com déficit recorde pela conta financeira, fechando 2014 com saldo negativo de 9,287 bilhões de dólares.

Este foi o segundo ano seguido que o fluxo fecha no vermelho, informou o Banco Central nesta quarta-feira. Em 2013, ele havia ficado negativo em 12,261 bilhões de dólares.

Só em dezembro, as saídas líquidas somaram 14,050 bilhões de dólares, pior resultado mensal desde setembro de 1998, quando o rombo foi de 18,919 bilhões de dólares.

O resultado sublinha as turbulências que vêm sendo sentidas no mercado de câmbio, em meio a quadros global e doméstico desafiadores. O dólar avançou ante o real pelo quarto ano seguido em 2014, saltando quase 13 por cento, e operadores afirmam que a perspectiva é que a divisa deve continuar subindo neste ano, mesmo com menor intensidade.

"Devemos ver uma melhora (no fluxo) no ano que vem, mas o espaço é bem limitado", afirmou o diretor de gestão de recursos da corretora Ativa, Arnaldo Curvello, acrescentando que a recuperação econômica no Brasil deve ser lenta.

Ele lembrou ainda que o cenário externo deve mostrar turbulências, sobretudo com a expectativa sobre quando o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, deve começar a elevar os juros da maior economia do mundo, com potencial para tirar recursos de outros mercados, como o brasileiro.

O BC informou ainda que, apenas no dia 2 de janeiro, o fluxo cambial ficou negativo em 1,087 bilhão de dólares.

FINANCEIRA

O desempenho do fluxo cambial foi influenciado principalmente pela conta financeira --por onde passam os investimentos diretos, em portfólio, entre outros--, que exibiu déficit de 14,542 bilhões de dólares em dezembro. Foi o pior resultado mensal na série histórica do BC, iniciada em 1982.

Por conta disso, essa conta também acabou fechando 2014 no vermelho, com déficit de 13,424 bilhões de dólares, mas com resultado melhor que a saída líquida de 23,396 bilhões de dólares vista em 2013.

Para Curvello, as saídas financeiras foram amortecidas em 2014 pela relevante alta da Selic, que subiu a 11,75 por cento, atraindo recursos externos em busca de melhores rendimentos.

O BC informou ainda que a conta comercial marcou superávit de 492 milhões de dólares em dezembro e saldo positivo de 4,137 bilhões de dólares em 2014, muito aquém do superávit visto no ano anterior, de 11,136 bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário