Ibovespa fecha em queda de 1,6%; Oi PN despenca 14%

Publicado em 12/01/2015 16:12

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa fechou a primeira sessão da semana em queda, alinhada à trajetória negativa em Wall Street, com as ações da Petrobras entre as principais pressões negativas, em meio à forte queda do petróleo no mercado internacional.

Já os papéis preferenciais da operadora de telefonia Oi tiveram o pior desempenho do Ibovespa, com queda de 13,64 por cento, ante as incertezas relacionadas à conclusão da venda de seus ativos portugueses para o grupo europeu Altice, após acionistas da Portugal Telecom SGPS adiarem assembleia que votaria sobre o negócio.

O Ibovespa encerrou em baixa de 1,43 por cento, a 48.139 pontos. O volume financeiro somou 5,6 bilhões de reais.

As ações da Petrobras mostraram alguma volatilidade na primeira etapa do pregão, mas firmaram-se no vermelho à tarde, conforme o petróleo ampliou a queda, com o Brent negociado abaixo de 48 dólares o barril. As preferenciais fecharam em queda de 5,21 por cento e as ordinárias recuaram 5,60 por cento.

A estatal concordou em pagar um adiantamento do 13º salário aos funcionários, já que não há data para o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) devido ao atraso na publicação do balanço do terceiro trimestre de 2014.

O mercado está na expectativa de reunião do Conselho de Administração da estatal, prevista para a terça-feira. Um fonte disse à Reuters que deverá ser eleito na ocasião o Diretor de Governança, Risco e Conformidade da petroleira. O balanço não está na pauta da reunião, segundo a fonte.

No caso do petróleo, analistas do Goldman Sachs reduziram a previsão de referência de três meses para o Brent a 42 dólares por barril, ante 80 dólares, e para o barril nos EUA a 41 dólares por barril, ante 70 dólares.

Em Nova York, o índice S&P 500 perdia 1 por cento, pressionado pela queda de papéis do setor de energia.

O setor financeiro, que detém significativa participação no Ibovespa, reforçou o viés negativo, com Itaú Unibanco à frente em queda de 2,42 por cento e Bradesco caindo 1,78 por cento.

Profissionais do mercado veem a possibilidade de tributação de investimentos em letras de crédito imobiliário (LCI) e agrícola (LCA) causando alguma pressão sobre os papéis de bancos, já que pode aumentar o custo de captação das instituições, assim como eventuais efeitos de desdobramentos das investigações da operação Lava Jato da Polícia Federal.

Em entrevista à Reuters na sexta-feira, um executivo do Itaú disse que o banco pode aumentar as provisões para perdas com inadimplência de empresas em 2015, como resultado dos efeitos do escândalo de corrupção envolvendo as maiores empreiteiras do país e a Petrobras.

A desvalorização de papéis do setor de educação reforçou o viés negativo do principal índice da Bovespa, em queda pelo segundo pregão consecutivo nesta segunda-feira, conforme o mercado segue ajustando perspectivas após mudanças nos programas de financiamento ao ensino superior.

O Santander Brasil rebaixou a recomendação de Kroton e Estácio de "comprar" para "manter", citando as alterações no Fies e a percepção de aumento do risco regulatório. Fora do Ibovespa, rebaixou para "manter" Anima Educação e Ser Educacional.

Na contramão, Eletrobras avançou 1,71 por cento, após primeiro entendimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avaliar que a Eletrosul, uma subsdiária da estatal federal de energia, tem direito à indenização de 995 milhões de reais por investimentos não amortizados nos ativos de transmissão de energia renovados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário