Índice europeu fecha em alta, com expectativas sobre BCE e bancos italianos

Publicado em 19/01/2015 14:35

LOGO REUTERS

Por Blaise Robinson e Francesco Canepa

PARIS/LONDRES (Reuters) - O principal índice europeu de ações fechou em alta pela terceira sessão seguida nesta segunda-feira depois de atingir durante a sessão a máxima de sete anos, impulsionado por papéis de bancos italianos diante da perspectiva de significativa reforma nas regras de governança corporativa do país.

O ânimo no mercado como um todo também tem sido sustentado pelas expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) apresente na quinta-feira planos para comprar títulos soberanos, com o objetivo de combater a deflação e reanimar o crescimento.

"As pessoas estão comprando antes da decisão", disse o corretor da Hobert Capital Markets Justin Haque.

O índice FTSEurofirst 300 <.FTEU3>, que reúne as principais ações do continente, fechou com alta de 0,20 por cento, a 1.409 pontos, após atingir mais cedo o nível mais alto desde o início de 2008, a 1.418 pontos.

Papéis de bancos cooperativos italianos subiram na esteira de um projeto de lei que aboliria uma regulação que concede um voto a cada acionista, independentemente do tamanho de sua participação.

As ações de Popolare Milano <PMII.MI>, Banca Popolare dell'Emilia Romagna <EMII.MI>, Banco Popolare <BAPO.MI> e UBI <UBI.MI> subiram entre 8 e 15 por cento.

O papel do banco suíço Julius Baer <BAER.VX> também se destacou pelos ganhos, de 5,9 por cento. O banco privado informou que não sofreu perdas nas duas sessões que se seguiram à decisão do banco central do país de abandonar o limite cambial que vinha impondo ao franco.

O índice suíço SMI <.SSMI> subiu 3,21 por cento, após desabar 13 por cento na semana passada com a decisão do banco central catapultar o franco, diminuindo a atratividade de exportadores suíços.

O índice FTSEurofirst 300 <.FTEU3> fechou em alta de 0,20 por cento, a 1.409 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times <.FTSE> avançou 0,54 por cento, a 6.585 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX <.GDAX> subiu 0,73 por cento, a 10.242 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 <.FCHI> ganhou 0,35 por cento, a 4.394 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib <.FTMIB> teve valorização de 1,17 por cento, a 19.480 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 <.IBEX> registrou alta de 1,18 por cento, a 10.157 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 <.PSI20> valorizou-se 0,82 por cento, a 5.059 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário