FHC responde: Dilma adere à tática de quem rouba carteira e grita 'pega ladrão'

Publicado em 20/02/2015 11:03

Ex-presidente respondeu às declarações da petista, que culpou o governo do tucano por não ter iniciado uma investigação sobre desvios na Petrobras

O ex-presidente Fernando Henrique Cardozo respondeu nesta sexta-feira às declarações da presidente Dilma Rousseff, que lançou mão da velha tática petista e culpou o governo FHC por não ter iniciado uma investigação sobre os desvios na Petrobras na década de 1990. Em nota, o ex-presidente afirma que Dilma aceitou “a tática infamante da velha anedota do pungista que mete a mão no bolso da vítima, rouba e sai gritando ‘pega ladrão’”.

FHC salientou o fato de Dilma tratar do trecho da delação premiada em que o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco afirma que começou a receber propina da empresa holandesa SBM offshore em 1997, mas ignorar as demais revelações feitas por ele. “O delator a quem a presidente se referiu foi explícito em suas declarações à Justiça. Disse que a propina recebida antes de 2004 foi obtida em acordo direto entre ele e seu corruptor. Somente a partir do governo Lula a corrupção, diz ele, se tornou sistemática”, afirmou. E questiona: “Como alguém sério pode responsabilizar meu governo pela conduta imprópria individual de um funcionário se nenhuma denúncia foi feita na época?”.

Ainda segundo o ex-presidente, o petrolão não é caracterizado por desvios de conduta individuais de funcionários da Petrobras – nem são os empregados, em sua maioria, os responsáveis. “Trata-se de um processo sistemático que envolve os governos da presidente Dilma e do ex- presidente Lula. Foram eles ou seus representantes na Petrobras que nomearam os diretores da empresa ora acusados de, em conluio com empreiteiras e, no caso do PT, com o tesoureiro do partido, de desviar recursos em benefício próprio ou para cofres partidários”.

O ex-presidente encerra a nota recomendando mais cuidado a Dilma diante dos fatos. “Em vez de tentar encobrir suas responsabilidades, jogando-as sobre mim, que nada tenho a ver com o caso, ela deveria fazer um exame de consciência”, afirma.

Ao tratar da delação de Barusco, a presidente se calou sobre a mais grave informação prestada pelo delator: a de que o tesoureiro do PT João Vaccari Neto recebeu até 200 milhões de dólares em propina do escândalo do petrolão.

Na Folha: Petrobras deveria ter sido alvo de apuração no governo FHC, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta sexta-feira (20) que, se os casos de corrupção na Petrobras tivessem sido investigados na década de 1990, quando o país era governado pelo PSDB, os desvios na estatal poderiam ter sido estancados e não teriam se perpetuado por tanto tempo. "Olhando os dados que vocês mesmos divulgam nos jornais, se em 96 ou 97 tivessem investigado e tivessem naquele momento punido, nós não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou durante quase 20 anos [atuando em esquema] de corrupção. A impunidade, e isso eu disse durante toda a minha campanha, a impunidade leva água para o moinho da corrupção", afirmou Dilma a jornalistas após cerimônia diplomática no Palácio do Planalto.

Leia a reportagem na íntegra na no site da Folha

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

32 comentários

  • Lula na próxima Goiânia - GO

    Cada vez mais eu percebo que não existe nenhum movimento "Infelizmente" contra a corrupção. O que eu vejo é um movimento contra o PT. O PSDB é um partido forte consegue manipular a cabeça e meio mundo de gente, e ainda dizem que são democráticos. Ninguém pode fazer um comentário contra eles que acham que a gente é a favor do PT. Acham que todo mundo é burro! Criam varias corrente pela internet pregando o ódio pelo PT, mas na verdade, é uma tática que eles criaram para acobertar as suas próprias corrupções.

    0
  • Lula na próxima Goiânia - GO

    TECPLAN PF PLANEJAMENTOS LTDA eu li e re li o meu comentário e não percebi que o meu comentário é a favor do PT. Agora se você acha que só PT que é corrupto aqui no Brasil vamos fazer o impeachement da Dilma e o PT junto e vamos colocar a turma do FHC de novo.

    0
  • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

    O "PT" partido dos trabalhadores PORQUE? eu nao sei direito!

    VS. ja observaram que "LULA" sempre foi fam "UGO-CHAVES" ele nunca criticou "FIDEL CASTRO"

    OU o sr. nao sabe que FIDEL e CHAVES governa seus pais com maos de ferro,

    sao ditador eles mandam sosinho, este e o sonho de LULA ou do PT...

    BRASIL DEMOCRACIA PLENA CONQUISTADA COM DGNIDADE... "somos livres"

    0
  • TECPLAN PF Planejamentos LTDA Floraí - PR

    O Prestem Atenção muitas de suas palavras são coerente, mas não adiantar tirar o foco do seu partido do PT. Existiam roubo na Petrobras desde 86 do governo Sarnei. Mas que bom que denunciaram ele Para Provar e pegar todos os corruptos do seu partido, e o outro mensalão do PSDB já foi julgado e preso os vagabundo que fizeram isso, que o PSDB junto com o PT só tem vagabundos que pensam no bem estar próprio, e não o do povo. Ressalva de umas pessoas.....Onde a Dilma e o Vagabundo do LULA são da pior especie do mundo.... Não espero que você se enquadre a eles.

    0
  • Prestem atenção goiânia - GO

    Será que ninguém caiu a ficha ainda! Nós vivemos a situação de muitos países por ai! Um joga bomba de cá outro joga de lá! São tudo farinha do mesmo saco. Corrupção na Petrobrás, existe desde sua fundação! Bando ladrão de cá joga culpa nos ladrões de lá e os de lá se defendem e culpam os de cá. Por que que foi justamente na época da eleição que começaram esta história da Petrobrás. Porque que não começaram esta história pelos 1 anos antes das eleições ou depois das eleições. Minha opinião é o seguinte a oposição do governo deixou para explodir esta bomba no período das eleições como tentativa para derrubar o atual governo. Porque todo mundo sabe que existe corrupção em qualquer órgão público do Brasil. Todos seguimentos públicos estão crise, prefeitura, estados e a união. A oposição e até mesmo partidos da base aliada estão usando este evento da Petrobrás para desviar a atenção do população brasileira das suas próprias corrupções. Alguém lembra do mensalão do PSDB, o tal de Carlinhos Cachoeira, e muitos outros por ai que ninguém fala. Um grande exemplo está no estado onde eu moro, em um absurdo que o Marconi está fazendo com o estado de Goiás, lembrando aquela história desvio de atenção da população, enquanto todo mundo falam do PT, ele está aproveitando, quando o Governo Federal autorizou o aumento dos combustíveis, ele aumentou o ICMS dos combustíveis, na hora da crítica, só a Dilma e o PT que são ruins. Devemos prestar muita atenção. Se defendemos alguém e condenamos outro, podemos ser corruptos também.

    0
  • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

    SR.paulo veja o SR mesmo, o que esta acontecendo no brasil um Esemplo e a greve dos camioneiros

    DA; pra ter vergonha de diser que a petrobras e uma empresa estatal do "BRASIL"

    O PT ganha eleiçao com numeros mentirosos comprando votos dos pobres com bolsa escola e bolsa familia; que depois e tirado em dobro deles mesmo...

    AO enves de criar trabalho digno!

    0
  • TECPLAN PF Planejamentos LTDA Floraí - PR

    Existem algumas pessoas que aqui se enganam por si próprio, e alheio as conversas e não tem uma opinião própria

    Aqui esta uma leitura interessante para intender como o governo Federal (época FHC) deu certo com a implantação da Social Democracia moderna...... leem, o que o FHC fez pelo Brasil. Existe muitas pessoas mesquinha que não gostão de ler, só fica assisti Novelinha e BBB.... Para essas Pessoas eu tenho "DÓ" de tanta falta de informações. Antes de Criticar Procure Saber

    Uma leitura Interessante para informações sobre e o Ex-presidente FHC

    http://direitasja.com.br/2013/04/05/fhc-psdb-e-a-diferenca-entre-a-social-democracia-e-a-direita/

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Sr. Paulo Alcanfor Ximenes, essas mentiras não enganam mais ninguém. E ainda por cima ofende os produtores brasileiros, pois empréstimos não são provenientes de impostos, e o Sr. sabe disso, prá que mentir? E devem ser pagos, a não ser pelos empresários petistas, incompetentes, amigos do poder e que resolvem seus problemas de dividas “politicamente”.

    Quanto ao valor do PIB, botaram a máquina de fazer dinheiro prá funcionar... e quebraram o País.

    Outro absurdo é falar que a produção de grãos aumentou devido ao uso de impostos por parte do governo, fale da divida pública Sr. Paulo, da divida externa, que Lula mentiu que havia pago. O aumento de produção se deve ao esforço e competência dos produtores que souberam utilizar a tecnologia, a maioria produzida por multinacionais, sem que o governo tenha o mínimo de influência nisso, como também o aumento das exportações foi devido ao aumento de preço das mercadorias no exterior, nada a ver com governo do PT. O PT quebrou todas as estatais, quebrou o País, e vai ter que responder por muitos roubos mais, além dos seus dirigentes que ainda cumprem pena por formação de quadrilha para roubar os cofres públicos. Se FHC tem alguma culpa, por que Lula e Dilma usaram do poder para investigar e puniram os culpados. Será por ser tudo mentira?

    0
  • Paulo Alcanfor Ximenes Goiânia - GO

    O Brasil é um pais interessante com o LULA/Dilma o dinheiro dos impostos apareceu como nunca antes, Agricultura empresarial esta recebendo só no ano agrícola 2014/15 recursos no valor de 154 bilhões de reais de reais e a agricultura familiar mais 24 bilhões. A produção agrícola passou de 80 milhões de toneladas em 500 anos para a 192 milhões de toneladas em apenas 12 anos de governo LULA/Dilma. O PIB saiu de 1,3 trilhões para 4,84 trilhões em 2013. Temos reservas cambiais de 370 bilhões de dólares. Ficamos livres do FMI, CPMF, etc. As exportações triplicaram. O FHC deveria sim explicar aos brasileiros para onde ia os impostos, dos empréstimos do FMI, da CPMF, O PROER(30 bilhões de reais), O valor da venda da vale do rio do doce, a corrupção na PETROBRAS levantada pelo PAULO FRANCIS, CC5, e muito mais.

    Evolução do PIB Brasileiro de 1995 a 2013,

    Ano PIB (nominal) Tamanho do Crescimento (real) * Posição na Economia Mundial Presidente

    2013 R$ 4,844 trilhões1 2,5%1 2 7° Dilma Rousseff

    2012 R$ 4,392 trilhões1 1,0%1 3 7°4 Dilma Rousseff

    2011 R$ 4,143 trilhões1 2,7%1 5 6° Dilma Rousseff

    2010 R$ 3,770 trilhões1 6 7,5%7 7° Luiz Inácio Lula da Silva

    2009 R$ 3,239 trilhões1 8 -0,3%1 8° Luiz Inácio Lula da Silva

    2008 R$ 3,032 trilhões1 9 5,2%10 8° Luiz Inácio Lula da Silva

    2007 R$ 2,661 trilhões11 6,1%12 10° Luiz Inácio Lula da Silva

    2006 R$ 2,370 trilhões13 2,9%14 10° Luiz Inácio Lula da Silva

    2005 R$ 2,148 trilhões15 2,3%16 10° Luiz Inácio Lula da Silva

    2004 R$ 1,769 trilhão17 5,2%18 13° Luiz Inácio Lula da Silva

    2003 R$ 1,556 trilhão19 -0,2%20 15°21 Luiz Inácio Lula da Silva

    2002 R$ 1,320 trilhão22 2,7%23 13° Fernando Henrique Cardoso

    0
  • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

    O. pt e a maior praga do brasil, antes de ser o governo do pais era contra tudo que fosse bom para o brasil, iclusive no tempo do "FHC" que criou o plano real tirou o pais da miseria e de altas inflaçoes, se lembam disso? pois bem...

    O PT so tem ladrao cade o "Ze Dirceu" o "Antonio Paloce"

    Agora a Dilma ve a coisa preta coloca a culpa no governo do FHC...

    SO para lembrar. poque o lula sempre escodeu atras de sua "BARBA" ele tem medo de que?

    0
  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    Não acredito no que estou lendo.

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Eeehhhh, Victor! Essa foi a melhor de todas, tá saindo petróleo pelo ladrão... muito boa, é só rindo mesmo.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Não sei de que estão reclamando... A Petrobrás está produzindo tanto, que está saindo petróleo até pelo ladrão,,,

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Acho que está na hora de convidá-los a visitarem um site:

    http://www.brasil247.com/

    Aqueles que porventura estão propensos à visita, passem a tintura de “barbatimão”, solução aquosa muito usada nas rinhas.

    E BOA SORTE !!!

    0
  • Paulo Roberto Espires Maringá - PR

    Esse governo do PT não poderia ser pior, segundo o ministro do STF Marco Aurelio é uma Cleptocracia (estado governado por ladrões) e o nosso Decano do STF Celso de Melo o PT é a organização criminosa, sem mais comentários.

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Sr. Ernani Pedretti, inocente aqui não tem um, conhecemos esse discurso de que o PT é um partido igual aos outros, Lula anda falando isso por ai, em ambientes reservados já que não pode sair na rua, dar entrevistas, de tão enrolado que está.

    Eu desafio o Sr., aponte ai um processo de privatização que não foi transparente, e que comprovadamente, na justiça, tenha sido provado algum crime?, Como o mensalão foi, como o petrolão está sendo.

    Esse discurso de defesa do PT, afirmando que não investigaram FHC por serem iguais a ele, é o mesmo que afirmar que FHC roubou a Petrobrás para dar o dinheiro ao PT.

    Essa história de que todos os políticos são bandidos e que então todos deviam ser presos faz parte da mentalidade esquerdista, esquecendo que em uma democracia é preciso provar para depois punir. Aguarde Sr. Ernani, as provas já estão vindo ai.

    O PT é um partido criminoso, com uma agenda criminosa, e é muito diferente dos outros, pois comprou a eleição com dinheiro roubado da Petrobrás e não tem legitimidade para existir. Esse partideco deve ser varrido da política brasileira.

    É uma pena que os governistas tenham impedido a CPI do BNDS proposta pelo senador Ronaldo Caiado, pois é provável que aparecesse muito empresário ruralista petista, enrolado nos laranjas. Fraude, corrupção e formação de quadrilha.

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Parabéns leitores & eleitores do NA. Num site onde a política deveria exercer o papel de coadjuvante, uma noticia política provoca 15 comentários em 24 horas e, com muita consistência psicológica e cognitiva.

    PARABÉNS !!!

    0
  • adelson jose pereira Paracatu - MG

    LULA MATOU O BRSIL DILMA FEZ O VELORIO AGORA E HORA DO SEPULTAMENTO VAI TER MUITO CHORO KKKKKK

    0
  • sidinei visintin Caseiros - RS

    Vamos imaginar o seguinte:

    que o PSDB tivesse arrombado uma casa e que o PT estivesse passando pelo local, e o PSDB com a chegada do PT e fugisse, e o PT vendo a casa arrombada em vez de chamar a policia ou avisar o dono resolvesse saquear a casa levando o que pudesse e voltando novamente e em seguida aviasse uma amiga que tem a mesma atitude e vai aquela casa arrombada e continua a farra quando volta pela segunda vez é descoberta, e para se defender joga a culpa em quem arrombou. então eu me pergunto quem furtou, e quem é mais sem-vergonha.

    0
  • João Alves da Fonseca Paracatu - MG

    Primeiro o Lula cria um problema com a Itália por um terrorista devidamente condenado lá e agora a Dilma arruma esta encrenca(não recebeu as credenciais de um embaixador) com a Indonésia(País de 230 milhões de habitantes que cresce a uma taxa de mais de 7% ao ano) por um traficante preso lá e que teve de se submeter às duras leis do País...Será onde que eles querem chegar? Talvez implantar um salvo conduto para bandidos do mundo inteiro... Isto sem falar em toda esta bandalheira e bandidagem em que se transformou o Brasil dos últimos tempos...Saudações mineiras,uai!

    0
  • Paulo Roberto Espires Maringá - PR

    Sr. Ernani Pedretti, meus respeitos ao Sr. que é simpatizante do PT. eu sou favorável que se privatize todas as empresas que o governo tem ações, concordo plenamente que político e empresa não devem se misturar. O governo já é o sócio natural de todas as empresas pois 35% são impostos.

    0
  • Ernani Pedretti Campinas - SP

    Sr. Paulo Roberto Espires, não vamos ser tão inocentes assim, pois na época das privatizações até papel "podre" valeu, quem viveu a estória das privatizações sabem muito bem do que estou falando, não estou aqui defendendo o PT, mas gostaria que alguém me apontasse qual político possa ser apontado como tendo conduta ilibada.

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Ela ainda pulou o governo Lula, e esqueceu que o esquema com os partidos começou em 2004, quando ela estava no governo com o Lula e foi presidente da petrobrás. Se "tivessem" quem? Ela mesma, a que não sabe de nada, inocente.

    0
  • Vilmar Merotto Tapejara - RS

    É isso que acontece, levarmos para o governo os sem vontade. Nunca trabalharam pro país. Lutaram, não pela Democracia. Na verdade não fogem muito do que sempre foram. Dissimulados, sem vontade de trabalhar e produzir e sonhadores de uma realidade de se aproveitar de um ¨país rico¨. Nunca souberam que riqueza se faz com trabalho.

    0
  • Paulo Roberto Espires Maringá - PR

    Se FHC quisesse roubar não teria privatizado os setores de telefonia, siderurgia e aviação!!

    0
  • Paulo Roberto Espires Maringá - PR

    Presidente (Governanta) sem caráter, sem escrúpulos, nojenta, tenha vergonha na cara e pare de ser ridicula!!

    0
  • CLOVIS FRONZA FONTANA ANAPURUS-MA - MA

    presidenta, vá criar factóides em marte, pegue a nave que sairá em breve e que só vai. Se ficar seja mais brasileira. tu não tens que falar do passado, terias que cuidar do presente e do futuro, até porque teu passado não é limpo. faça uma boa ação para o Brasil-renuncie. dia 15 de março está chegando.

    0
  • Ivo Vicente Basso Rio Brilhante - MS

    Acontece que a Presidente está com a faca no pescoço! Se algum empreiteiro falar do esquema os LADRÕES cabeças estão FRITOS !!!! As trapalhadas do Ministro Cardozo foram neste sentido! "CALMA AÍ QUE NÓS VAMOS DAR UMA REVIRAVOLTA E SALVARA TODOS! A Presidente quer culpar os funcionários! Os funcionários devem dar os nomes dos Mentores dos Assaltos e mostrar as provas. Porque os nomes já estão conhecidos faz tempo, até pelos alunos do prézinho !

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    GUARDEM SUAS ENERGIAS PARA O DIA 15 DE MARÇO !!!

    0
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    PAPA FRANCISCO ... ROGAI POR NÓS !!!

    0
  • Jonas Torres Alfenas - MG

    Tem que ter muita coragem, ou melhor, cara de pau de vir com uma conversinha dessa!!! E nós temos que ter muito estômago pra ouvir essas asneiras!!!!!!!

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Pois bem, Sra. presidente sem vergonha na cara. Em todo e qualquer governo sempre existirá roubo, a existência do estado já é um roubo. E pela sua lógica canina, vinda das profundezas do inferno, qualquer roubo que houvesse havido de qualquer governo que houvesse existido, isto por si só, justificaria a roubalheira do PT e do seu governo medíocre, mentiroso e ditatorial.

    0