Renan ameaça ir ao Supremo com lista de reclamações contra a Polícia Federal

Publicado em 15/07/2015 14:44

Depois de liderar uma ofensiva no plenário do Senado contra "abusos" da Polícia Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL) vai procurar nos próximos dias o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, para apresentar uma lista de reclamações sobre a Operação Lava Jato.

"Eu vou procurar o ministro Lewandowski, vou fazer uma visita a ele, conversar um pouco sobre essa conjuntura. Acho que os Poderes, mais do que nunca, precisam estar voltados para as garantias individuais e coletivas", disse.

A primeira queixa é sobre o sigilo das delações premiadas que motivaram o Ministério Público a pedir a abertura de inquérito contra 13 senadores e 22 deputados e a devassa feita pela Polícia Federal nesta terça-feira nas casas dos senadores Fernando Collor (PTB-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Para Renan, a depender da reação do Supremo, é possível que o Senado recorra formalmente à Corte com contstações sobre as investigações.

Depois de ser surpreendido com os mandados de busca e apreensão na Operação Politeia nesta terça, Renan reuniu aliados em uma reunião de emergência e costurou uma estratégia de contra-ataque ao que classifica como uma "intimidação" dos policiais contra os congressistas. O Senado acusa a PF de adotar medidas desnecessárias para constranger os parlamentares e até de não apresentar os mandados que justificassem a apreensão de documentos.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Veja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Sejamos sinceros, você acha justa a prerrogativa concedida pelo FHC, por ocasião da instituição do Ministério Público, que os Promotores pudessem ser CONDENADOS pelos seus erros?

    Pensa bem, se os Procuradores [... de encrenca] não podem ser punidos pelos seu erros, a rigor eles podem "ERRAR" de propósito, ou não?

    Vi na TV sendo citado citando um trecho de mensagem do celular do Marcelo Odebrecht recriminando seu pai e um outro auxiliar por causa do arremate de uma vaca num leilão de gado por 2,2 M (dever ser 2,2 milhoes de R$) e os procuradores interpretaram que é um pagamento de 2,2 milhões para o Vaca(ri).... João Vacari Neto, Tesoureiro do PT!!!

    Se isto estiver correto, você acha justo os Procuradores não receberem punição nenhuma?

    Aposto que quando este fato atingir você e sua familia, rapidinho irá mudar de idéia...

    0
    • Giovani VACARIA - RS

      Concordo plenamente contigo, temos de, como sociedade, saber apurar e punir sem violar aquelas garantias primárias.

      0
    • Rogerio mendes lopes Morrinhos - GO

      Esse pessoal acha que são DEUSES,o poder judiciário é a pior camada da sociedade,a maioria dos nossos problemas tem a origem neste setor!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      A Democracia é sustentada pela independência dos três poderes, mas o direito da escolha da população se restringe ao legislativo e executivo. Alguém já votou para escolher o Juiz da sua cidade? Você tem o poder de decisão de escolher um promotor público, que irá defender seus interesses de cidadão? Quando esses agentes do Direito não estão exercendo satisfatoriamente a função, sua "toga" o protege!!

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rensi...tenho colocado ao longo do tempo que juiz..promotor...etc deveriam ter a cada eleição o seu emprego validado pelo voto dos eleitores...as varas locais pelos municipios que as formam..as estaduais ídem ..e as federais também...ou seja tirariam dos governos estas prerrogativas ....sabe o que acontece hoje em muitos casos...o mesmo que acontece na Petrobras..decisões com cartas marcadas...

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      É UMA TAL... "DEMOCRACIA REPRESENTATIVA" !!! ... COMO ???..SE NINGUÉM ME REPRESENTA !!!

      0
  • Abel Saul Pegoraro Terra Roxa - PR

    A ratazana querendo salvar os ratos do paiol quando um gato entra para dentro... Que vergonha. Não sei o que é pior, o PT ou esse PMDB.

    0
    • Rogerio mendes lopes Morrinhos - GO

      São todos iguais,PT PMDB PSDB etc...,jogam no mesmo campeonato!

      0
    • Abel Saul Pegoraro Terra Roxa - PR

      A lei de GÉRSON impera nesse país onde não basta serem ricos. Querem o poder.

      0
  • ERIC JULIANO DA FONSECA unai - MG

    Uai........!! Sr. Renan, o senhor não vai ter a cara de pau, de fazer isso né??... Um homem da sua "estirpe", honesto, íntegro, não vai fazer um papelão desses. Fique sabendo seu (...) que a Polícia Federal, é igual a cobra cascavel, ela não dá bote errado, pode ficar tranquilo, que vai chegar a sua vez... Então, o senhor deixou a entender, que o ministro do STF, negocia com bandidos? Ah....!! isso é Brasil... E vamos em frente................!!

    0
  • dejair minotti jaboticabal - SP

    Corruptos contumazes querendo dar uma de honestos..., este Renan renunciou o mandato para não ser cassado, depois voltou pelos votos de pobres ignorantes. E o Collor até hoje não explicou a operação Uruguai... Eta!, brazilzão sem porteira...

    0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Dejair, nunca houve uma esculhambação tão grande quanto esta, este cidadão, Renan Calheiros foi conversar com o ministro do STF, Levandowski numa tentativa de parar a policia federal, ou seja, o sujeito é investigado e quer usar o poder de um ministro do STF em seu favor para escapar de uma possivel punição de prováveis crimes cometidos? Nunca antes na história deste País.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Ah! Indagado por um repórter sobre isso, confirmou e ainda falou o seguinte... "cada um com seus interesses".

      0
    • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

      Deixe-o ir, mas não deixem voltar

      0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Renan Calheiros pode contar com o apoio de Reinaldo Azevedo contra as arbitrariedades da Lava Jato...

    0