Governo recebe bem pacote anticrise de Renan

Publicado em 11/08/2015 07:22
66 exibições

O governo recebeu bem o pacote anticrise apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na segunda-feira. A equipe econômica estuda as sugestões apresentadas por Renan e acredita que as medidas podem indicar um "novo caminho". Uma das propostas que mais agradaram ao Planalto foi a que propõe metas para a manutenção do emprego.

O pacote foi apresentado por Renan e aliados aos ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Edinho Silva (Comunicação Social) e Eduardo Braga (Minas e Energia). Ao todo, são 27 propostas legislativas divididas em três grandes eixos: a melhoria da proteção social, do equilíbrio fiscal e do ambiente de negócios.

Entre os projetos sugeridos está um novo modelo de financiamento do Sistema Público de Saúde (SUS), além da realização de duas reformas tributárias: uma envolvendo o ICMS e outra do PIS/Cofins.

Para o Planalto, a pauta de Renan é a chance que o governo tem para montar uma "agenda positiva" e tentar desviar o foco das ameaças de impeachment enfrentadas pela presidente. Além disso, o fato de a agenda ter sido sugerida por Renan dá protagonismo ao presidente do Senado num momento em que o governo precisa dele para rejeitar a chamada pauta-bomba de votações, que aumenta os gastos da União. A aproximação com Renan também ajudaria a isolar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que rompeu com o governo.

Leia a notícia na íntegra no site Veja.com

Fonte: Veja.com

0 comentário