Ações chinesas têm forte alta em meio a suspeitas de intervenção do governo

Publicado em 16/09/2015 07:44

logo mini reuters noticias

Por Pete Sweeney e Donny Kwok

XANGAI (Reuters) - As ações chinesas saltaram quase 5 por cento nesta quarta-feira em meio a suspeitas de intervenção do governo, com uma enxurrada de compras logo antes de o mercado fechar ajudando a reverter muitas das perdas do começo da semana.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 4,98 por cento para 3.309 pontos, enquanto o índice de Xangai teve alta de 4,91 por cento, para 3.152 pontos.

O rali incluiu as ações da CITIC Securities, maior corretora chinesa, que disse na terça-feira que alguns de seus gerentes sêniores estavam sob investigação policial como parte do processo sobre possíveis manipulações do mercado.

A alta já no final das operações elevou os principais índices acionários chineses, um fenômeno que os mercados geralmente interpretam como intervenção do governo para elevar os valores antes do fechamento.

Pequim está tentando elevar seus mercados de ações debilitados, que tiveram perdas de cerca de 40 por cento desde meados de junho, convocando o seu chamado "time nacional" de bancos, fundos e corretoras ligadas ao governo para comprar ações.

Ações asiáticas sobem antes de decisão do Fed
Por Hideyuki Sano e Nichola Saminather

TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas seguiram nesta quarta-feira a alta da véspera em Wall Street, embora com baixo volume, antes do possível aumento da taxa de juros dos Estados Unidos, a primeira em quase uma década.

Às 7h52 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,97 por cento.

Os índices de ações chinesas subiram quase 5 por cento nesta quarta-feira, revertendo muitas das perdas do início da semana.

Os mercados seguiram em compasso de espera sobre a possibilidade de um aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve na reunião de dois dias do banco central norte-americano que começa nesta quarta-feira, e com os dados econômicos dos Estados Unidos divulgados na terça-feira influenciando pouco as expectativas sobre se haverá um aumento.

"Apesar dos mercados futuros estarem avaliando em menos de 30 por cento a chance de uma alta dos juros na quinta-feira, o dólar continua a se fortalecer, significando que os operadores podem estar fazendo apostas diferentes", disse o analista Ben Le Brun, em Sydney.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário