Dólar cai para R$ 3,9757 e termina semana volátil com alta de 0,44%

Publicado em 25/09/2015 17:35

logo mini reuters noticias

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda nesta sexta-feira, permanecendo abaixo de 4 reais, e terminou uma semana marcada por extrema volatilidade apenas em leve alta, com a atuação do Banco Central interrompendo uma onda de pânico que assolou o mercado, mas ainda em meio a um quadro local difícil.

O dólar recuou 0,39 por cento, a 3,9757 reais na venda, acumulando avanço de 0,44 por cento na semana, após ter atingido máximas históricas nos últimos dias.

Na véspera, o dólar havia caído 3,73 por cento, a maior queda diária desde o fim de 2008, após ter atingido 4,1461 reais na quarta-feira, máxima histórica.

O contrato de dólar para outubro, que havia ampliado ainda mais as perdas após o fechamento do mercado à vista na véspera, subiu 0,85 por cento nesta sessão.

"O mercado está mais tranquilo, mas não dá para agir como se o pior tivesse ficado para trás. Houve exageros, eles foram corrigidos e agora a política e a economia voltam ao centro das discussões", disse o gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo.

O BC realizou nesta sessão leilão de venda com compromisso de recompra de até 1 bilhão de dólares, operação conhecida como leilão de linha, e dois leilões de novos swaps cambiais, vendendo em cada um a oferta total de até 20 mil contratos, equivalentes a venda futura de dólares.

No leilão de linha, o diferencial ficou em 12,33 pontos. O BC passou a divulgar o resultado dessas operações dessa forma, em lugar de publicar a taxa de corte.

Dessas três intervenções, duas foram anunciadas após o fechamento dos negócios na sessão passada. Mas o BC também anunciou um dos leilões de swap nesta manhã, logo após o dólar atingir a máxima da sessão.

Questionado sobre a possibilidade de usar as reservas internacionais para intervir no câmbio, Tombini afirmou na véspera que "todos os instrumentos estão à disposição do BC". A declaração desencadeou forte ajuste na taxa de câmbio, corroborado perto do fim da sessão pelo anúncio de um programa de venda e compra de títulos públicos pelo Tesouro Nacional.

O operador de um banco internacional avaliou que a estratégia do governo é deixar claro que "se o mercado quer comprar, ele está lá para vender" e corrigir desequilíbrios no mercado.

No fim da manhã, a autoridade monetária também deu continuidade à rolagem dos swaps que vencem em outubro, vendendo a oferta total de até 9,45 mil contratos. Com isso, já rolou ao todo o equivalente a 8,064 bilhões de dólares, ou cerca de 85 por cento do lote total, equivalente a 9,458 bilhões de dólares.

A sessão também foi marcada por volatilidade, embora um pouco menos intensa do que nos últimos dias. O dólar chegou a subir 0,44 por cento na máxima, a 4,0088 reais, e recuar 2,69 por cento na mínima, a 3,8841 reais.

Esse movimento foi identificado por operadores como uma "queda de braço" entre o mercado e o banco central. "O mercado peita e o BC responde, e isso se repete. A volatilidade está muito alta, não dá trégua", disse o operador, na condição de anonimato.

Logo após a abertura dos negócios, quando o dólar recuava quase 2 por cento, o operador da corretora Correparti Ricardo Gomes da Silva Filho já havia advertido sobre o risco de nova onda de pressão cambial, apesar da forte queda da sessão passada.

"Apesar do alívio da pressão pontual sobre os ativos domésticos, várias questões de cunho político e fiscal ainda encontram forte resistência em sua aprovação como a reforma ministerial, as apreciações de vetos presidenciais e a propostas que oneram os cofres públicos e a nova CPMF", escreveu ele em nota a clientes.

A atuação do BC se sobrepôs completamente ao cenário externo, onde a perspectiva de que os juros devem subir ainda neste ano nos Estados Unidos elevava o dólar em relação a uma cesta de divisas. Essa perspectiva foi reforçada por declarações da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, e pelos dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no segundo trimestre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário