FMI diz que China pode gerenciar desaceleração, mas precisa melhorar comunicação

Publicado em 05/10/2015 10:39

logo mini reuters noticias

LIMA (Reuters) - A China tem a capacidade para gerenciar sua desaceleração econômica, mas precisa comunicar de forma mais eficaz sua política e manter-se vigilante contra potenciais repercussões, informou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta segunda-feira.

Em relatório, o FMI --cuja reunião anual começa esta semana no Peru-- informou que vê a taxa de câmbio da China em linha com os fundamentos de "médio prazo" após o que classificou como uma depreciação de cerca de 3 por cento no iuan em agosto.

A depreciação veio depois que a China surpreendeu os mercados globais com a desvalorização do iuan em quase 2 por cento em 11 de agosto, o que provocou temores de uma guerra cambial global.

O FMI disse que a China precisa expandir as forças de mercado para voltar ao crescimento sustentável e para implementar governança eficaz.

"Isso exigirá, em particular, restrições orçamentárias mais duras para as empresas estatais e privadas, e continuar com o fortalecimento do quadro de supervisão financeira", trouxe o documento.

O FMI calcula que a cada ponto percentual de desaceleração no crescimento da China se traduz em declínio de 0,3 por cento para outros países asiáticos, embora tenha reconhecido que o impacto da desaceleração da China provavelmente tenha sido exacerbado pelas quedas em seus mercados financeiros nos últimos meses.

(Reportagem de David Chance)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário