Temer fará reforma administrativa e criará auditoria nas estatais

Publicado em 09/06/2016 07:20

Janela indiscreta Em busca de agendas positivas, o Planalto anunciará uma reforma administrativa. Além de extinguir os 4.000 cargos já prometidos, a equipe de Michel Temer criará uma Secretaria de Estatais vinculada ao Planejamento. Sua missão será instituir um sistema de controle interno dentro das empresas públicas, com comitês de auditoria ligados aos conselhos de administração — e não às diretorias — para tentar evitar conluios. O anúncio ocorrerá já nesta sexta se o pacote for fechado a tempo.

Permissivas No início do ano, a antiga CGU já indicara que as estatais falham no combate à corrupção. Tesourada Na reforma, cada pasta receberá uma cota de cargos que deve ser ceifada. Trata­se apenas da primeira fase do ajuste administrativo. Temer pretende, após o impeachment, cortar mais ministérios da Esplanada.

Há vagas A economista Ana Carla Abrão Costa, secretária de Fazenda de Goiás, é cotada para do Planejamento. A procura de um nome indica que as chances de Romero Jucá voltar ao posto diminuíram.

Resta um Com o pedido de prisão de Eduardo Cunha e a proximidade da decisão sobre sua cassação no Conselho de Ética, aumentaram as articulações sobre a sucessão do peemedebista para um mandato tampão até o fim do ano.

Tá solto O problema é que nenhum dos principais candidatos do “centrão” topa assumir o cargo na janela. Os principais nomes — Jovair Arantes, Rogério Rosso e Aguinaldo Ribeiro — preferem tentar a cadeira só no ano que vem para ficar até 2018.

Vai encarar? O senador Roberto Requião (PMDB­PR) visitou Dilma Rousseff nesta quarta. Apresentou a proposta de apoio de “não petistas” caso ela tope novas eleições. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário