Janot diz que há trabalho desonesto para desconstruir investigadores da Lava Jato

Publicado em 13/09/2016 07:15

LOGO REUTERS 2.0

BRASÍLIA (Reuters) - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta segunda-feira que há um trabalho "desonesto" para "desconstruir" a imagem de investigadores e juízes envolvidos na operação Lava Jato que, segundo ele, mostrou a falência do sistema de representação política do país.

Em discurso durante a posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Janot defendeu as dez propostas contra a corrupção patrocinadas pelo Ministério Público Federal (MPF) que tramitam no Congresso e disse que o Brasil precisa mudar e que, para isso, é necessário o empenho do Ministério Público e dos Poderes Legislativo e Judiciário.

As propostas têm sido alvo de críticas dos que avaliam que tiram garantias constitucionais, mas Janot disse que o projeto de lei é um passo inicial para os debates e não o fim do caminho.

"Tenho repetido exaustivamente que a grande virtude desse caso (Lava Jato) não foi exatamente só apontar fatos delituosos concretos e seus responsáveis, embora não negue a absoluta importância desse feito", disse Janot.

"Mas, sob uma perspectiva de análise mais elevada, demonstrar cabalmente a falência do nosso sistema de representação política, além de realçar, por contraste, as deficiências crônicas do nosso arcabouço jurídico-penal", completou o procurador-geral, sentado à mesma mesa que o presidente Michel Temer, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Janot disse que os resultados das investigações da Lava Jato fizeram com que ficasse "em xeque" o sistema da Nova República, e disse que as apurações apontaram caminhos jamais percorridos.

"Os trabalhos de investigação desenvolvidos na Lava Jato nos conduziram por caminhos ainda não percorridos. Descobrimos a latitude exata do entroncamento entre o submundo criminoso da política e o capitalismo tropicalizado de compadrio, favorecimento e ineficiência."

O procurador-geral fez uma defesa da Lava Jato e denunciou o que chamou de "trabalho desonesto" para desconstruir a imagem dos que atuam nas investigações.

“Tem-se observado diuturnamente um trabalho desonesto de desconstrução da imagem de investigadores e de juízes. Atos midiáticos buscam ainda conspurcar o trabalho sério e isento desenvolvido nas investigações da Lava Jato”, disse.

(Por Eduardo Simões em São Paulo, com reportagem de César Raizer)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário