Na Folha: Mais do que subsídio, produtor precisa de política de proteção de renda

Publicado em 27/09/2016 07:15
Por Mauro Zafalon, coluna Vaivém das Commodities

O país precisa rever o sistema de crédito da agricultura empresarial. A revisão precisa englobar comercialização, preços pagos aos produtores e seguro. A ênfase deve recair sobre seguro.

Não é um processo simples, mas só assim o produtor poderá ter uma garantia de renda. Essa a avaliação do ex­ministro da Agricultura Luís Carlos Guedes Pinto, feita no 5° fórum de agronegócio do Lide realizado em Campinas no final de semana.

A agricultura empresarial, por exigir mais investimentos em insumos e máquinas, passou a ser, também, um risco maior para o produtor.

É preciso reconhecer que os instrumentos de crédito e de garantia de preços tiveram papel fundamental para o produtor e foram altamente subsidiados.

Mas o cenário mudou. Os produtores estão em outro patamar, os riscos persistem e aumentaram de escala. Guedes aponta o porquê da necessidade de mudança.

O subsídio atual, por meio de equalização, dependendo do ano, fica entre R$ 4.000 e R$ 8.000 por contrato.

O produtor empresarial não seria muito afetado se deixasse de receber esse subsídio, uma vez que corresponde de 2% a 2,5% do contrato de crédito, mas ganharia muito se tivesse um sistema de seguro rural adequado.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Viram aí amigos? Como se constrói um arranca rabo de classes? Pois é, o Mauro Zafalon na Folha defendendo a politica do Sr. ministro da agricultura Blairo Maggi, quem precisa de seguro são os empresários, já viram isso? Uma jaboticaba socialista, o empresário com garantia de rende por parte do governo. Dá vontade de rir desses caras, como é que podem ser tão incompetentes assim? A maioria herdeiros, ganharam tudo e não conseguem fazer nada sem a teta do governo. O que dirão nossos amigos produtores familiares, nossos produtores que moram e trabalham em suas fazendas? Esses não precisam de seguro Luis Carlos Guedes Pinto? O PT que foi apoiado pelo senador Blairo Maggi apodreceu esse país.

    0