Maduro diz que visitará produtores de petróleo para pressionar por acordo com Opep

Publicado em 19/10/2016 14:42

LOGO REUTERS 2.0

CARACAS (Reuters) - O presidente venezuelano Nicolas Maduro vai visitar países membros e não membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nos próximos dias para pressionar por um acordo para estabilizar os mercados de petróleo, além de viajar também à China, importante financiador, conforme o país passa por uma crise financeira e busca aliviar uma forte recessão.

A Opep chegou a acordo em Argel em 28 de setembro para reduzir a produção para uma faixa entre 32,5 milhões e 33 milhões de barris por dia, o que seria o primeiro corte de produção desde 2008. Outra reunião, marcada para o dia 30 de novembro, será realizada para acertar os detalhes do acordo.

"Vou fazer uma visita relâmpago, mas também profunda, a vários países produtores de petróleo, da Opep e de fora do grupo, para trazer uma proposta e finalmente fechar um acordo entre países da Opep e não membros para estabilizar o mercado de petróleo e permitir que os preços se recuperem de maneira estável", disse Maduro na noite de terça-feira, em seu discurso transmitido semanalmente pela televisão.

Maduro não deu os nomes dos países produtores de petróleo que planeja visitar.

A Venezuela, que tem sido um dos países a pressionar por medidas para elevar os preços do petróleo, está otimista sobre as chances de países de fora da Opep, incluindo a Rússia, se unirem ao congelamento de produção junto ao grupo.

"O presidente russo (Vladimir) Putin tem sido muito claro: Ele concorda com a estratégia de congelar a produção de petróleo na média deste ano e até mesmo, caso seja necessário, fazer cortes" acrescentou Maduro, um socialista que foi eleito há três anos para substituir Hugo Chavez após sua morte.

Maduro disse também que visitará a China, um aliado crucial que emprestou cerca de 50 bilhões de dólares à Venezuela ao longo da última década em financiamentos em troca de petróleo.

(Por Alexandra Ulmer)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário