Dudley dá claro sinal ao dizer que espera alta dos juros pelo Fed este ano

Publicado em 20/10/2016 06:47

LOGO REUTERS 2.0

Por Jonathan Spicer

NOVA YORK (Reuters) - O Federal Reserve provavelmente vai elevar a taxa de juros neste ano se a economia dos Estados Unidos continuar nos trilhos, afirmou na quarta-feira uma das autoridades mais influentes do banco central do país.

"Se a economia permanecer em sua atual trajetória acho...que veremos uma alta dos juros mais tarde neste ano", afirmou o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, em um jantar, minimizando qualquer risco relacionado ao mercado em função de um esperado aperto da política monetária em dezembro.

Dudley, que é votante permanente e aliado próximo da chair do Fed, Janet Yellen, acrescentou que uma alta de 0,25 ponto percentual este ano "não é de fato grande coisa" dado que a economia está "razoavelmente perto" das metas do Fed de inflação de 2 por cento e emprego máximo sustentável.

Questionado sobre o risco de elevar os juros em dezembro em um momento em que os fundos de investimento desfazem suas apostas e os bancos reduzem suas carteiras para o fim do ano, Dudley --que supervisiona as operações de mercado do Fed-- afirmou que "definitivamente não está preocupado com o timing" dado que o Fed elevou tranquilamente a taxa de juros em dezembro passado. Essa foi a primeira vez em quase uma década que o banco central aumentou a taxa.

"Temos feito progressos muito bons na direção de nossos objetivos... portanto claramente conforme nos aproximamos de nossos objetivos é provável que queiramos tornar a política monetária um pouco menos acomodativa", disse ele.

"Isso é bem diferente de dizer que há essa urgência em apertar a política monetária agressivamente", completou. "Não vejo essa urgência" porque o desemprego permaneceu recentemente estável em torno de 5 por cento, a inflação ainda está abaixo da meta e também por causa da taxa de crescimento da economia abaixo do potencial.

(Reportagem de Jonathan Spicer)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário