Exportações impulsionam crescimento do PIB dos EUA no 3°tri; gastos do consumidor desaceleram

Publicado em 28/10/2016 09:40

LOGO REUTERS 2.0

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos cresceu no ritmo mais rápido em dois anos no terceiro trimestre, com a alta nas exportações e a recuperação do investimento em estoques compensando a desaceleração nos gastos do consumidor.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa anual de 2,9 por cento após expansão de 1,4 por cento no segundo trimestre, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira em sua primeira estimativa.

Essa foi a taxa de crescimento mais forte desde o terceiro trimestre de 2014 e superou as expectativas dos economistas de um ritmo de expansão de 2,5 por cento segundo pesquisa da Reuters.

"Isso mostra que os EUA estão mais ou menos no caminho certo. É uma recuperação natural após um ano abaixo do esperado até agora", disse o gerente de investimento em renda fixa do Aberdeen Asset Management em Londres Luke Bartholomew.

"A campanha eleitoral provavelmente criou um grau de incerteza que tem impactado o crescimento", completou. Os norte-americanos vão às urnas em 8 de novembro.

Apesar da moderação nos gastos do consumidor, o crescimento no terceiro trimestre poderia ajudar a dissipar quaisquer preocupações de que a economia corre o risco de estagnar. Ao longo do primeiro semestre do ano, o crescimento teve média de apenas 1,1 por cento.

Embora o Federal Reserve esteja principalmente focado no emprego e na inflação, sinais de força econômica darão suporte ao aumento da taxa de juros em dezembro. O banco central norte-americano elevou seus juros em dezembro passado pela primeira vez em quase uma década.

O dólar subiu para a máxima de três meses ante o iene com o relatório, enquanto os preços de títulos do governo dos EUA caíram.

Os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, subiram a uma taxa de 2,1 por cento no terceiro trimestre, ante ritmo de 4,3 por cento no segundo trimestre.

Um aumento nas exportações de soja ajudou a diminuir o déficit comercial no terceiro trimestre. As exportações cresceram a uma taxa de 10 por cento, o maior aumento desde o quarto trimestre de 2013.

Como resultado, o comércio contribuiu com 0,83 ponto percentual ao crescimento do PIB, após somar apenas 0,18 ponto percentual no trimestre entre abril e junho.

As empresas elevaram os gastos para refazer os estoques. Elas acumularam estoques a uma taxa de 12,6 bilhões de dólares no último trimestre, contribuindo com 0,61 ponto para a expansão do PIB.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário