Com vitória de Trump, China busca liderar livre comércio na Ásia

PEQUIM (Reuters) - A China vai se posicionar como a nova campeão do livre comércio na cúpula da Ásia-Pacífico neste fim de semana, com o governo comunista buscando projetar liderança econômica uma vez que a Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) se enfraquece com o presidente eleito Donald Trump.
Pequim pretende capitalizar com o coma induzido por Trump da TPP, com o presidente chinês, Xi Jinping, vendendo visões alternativas para o comércio regional na reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico neste fim de semana no Peru.
"Se os Estados Unidos renunciarem à sua liderança aqui, é claro que a China assumirá o papel", disse o especialista em comércio da Universidade de Negócios e Economia Internacional de Pequim Tu Xinquan, que assessorou o governo chinês em questões comerciais.
Trump rotulou o TPP, defendido pelo presidente Barack Obama, como um "desastre". Na semana passada Obama abandonou os esforços para conquistar a aprovação do Congresso para a TPP antes de Trump assumir o cargo, dizendo que seu destino depende do presidente eleito e dos parlamentares republicanos.
A Parceria Econômica Regional Abrangente, um pacto rival que exclui os Estados Unidos e que é patrocinada pela China, assumiu a dianteira para novos acordos de livre comércio na região.
(Por Michael Martina)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes